Vamos fotografar um poema? A ideia pode não parecer simples, mas 18 fotógrafos e 18 poetas da região, juntos numa fusão entre a força das palavras e a magia das imagens, juntaram-se com o objetivo de partilhar poesia e de mostrar que a fotografia é bem mais do que as pessoas pensam. É uma arte que pode ser tão profunda quanto a escrita. E conter igual sentimento.
Assim o dizem Natércia Inácio e António Catarino «os pais» e organizadores desta iniciativa inédita, que desenvolvem em conjunto com Fernando Barroso e Maria Rosa Freire.
Com exposição agendada para o primeiro fim de semana de junho, em local ainda a definir, no passado dia 25 de março, realizou-se o sorteio dos poetas e dos fotógrafos, onde se ficou a saber quem irá fotografar o poema de quem. “A partir deste momento os poetas e os fotógrafos podem começar a trabalhar juntos, por equipas”, adiantou Natércia Inácio, durante o sorteio, explicando que, a partir de agora, “a parte criativa dos olhos do poeta se vai começar a cruzar com a objetiva do fotógrafo”.
Para Diana Leonardo, uma das fotógrafas, “este vai ser um grande desafio mas certamente terá um resultado original”.
(Saiba mais na edição em papel e digital de 31 de março de 2016)