Atual

Região. Municípios mostram projeto que ligará Alcobaça e Nazaré pelas margens do rio Alcoa

apresentação do projeto de Mobilidade Suave (1)

“Caminho dos Monges” – “Entre a terra e do mar”, foi o nome dado ao projeto conjunto de Mobilidade Suave, de Alcobaça e Nazaré. Iniciativa que irá ligar por uma via de circulação amiga do ambiente, (ciclovia, passeio pedonal e uma via para o transporte elétrico de passageiros), Alcobaça e Nazaré ao longo do rio Alcoa.

Com uma extensão de 14km, o projeto apresentado hoje, dia 30 de junho, em conferência de imprensa pelos municípios de Alcobaça e Nazaré, prevê: a existência de duas zonas de dispensário de bicicletas, a requalificação das margens do rio, pontes de madeira, zonas de observação da avifauna e de estadia, entre outros detalhes. 

Walter Chicharro e Paulo Inácio, presidentes das Câmaras Municipais da Nazaré e Alcobaça, ambicionam igualmente que esta obra faça alavancar a melhoria na linha do Oeste, com eletrificação em toda a linha e a requalificação da Estação de Caminho de Ferros de Valado dos Frades, “é determinante para os dois territórios reivindicar esta melhoria”, sublinhou o presidente da Câmara da Nazaré.

O projeto de execução da empreitada do projeto Mobilidade Suave, com todos os pareceres das entidades envolvidas, terá que ser entregue, até final de outubro, para poder beneficiar dos fundos comunitários disponíveis no Portugal 2020. “64 milhões para a Comunidade Intermunicipal do Oeste, que ainda tem para utilizar 29% deste valor, em projetos”, disse na conferência de imprensa Secretário de Estado Adjunto e do Desenvolvimento Territorial,  Carlos Miguel, Carlos Miguel.

(saiba mais na edição de 9 de julho)

Outras notícias em Atual