Atual

S.O.S. PATRIMÓNIO: Moinhos da região

Moinho - Serra dos Mangues

A 11 de setembro, um leitor d’O ALCOA alertou para a demolição de um moinho na localidade de Venda Nova, em São Martinho do Porto, para construção de uma vivenda. Património datado de 1897, que integra um conjunto arquitetónico de moinhos que, ao longo da costa, moíam o grão dos pequenos agricultores que ali viviam.
A legalidade da destruição do moinho e da edificação levantou dúvidas, sendo que as obras carecem de aprovação camarária. Paulo Inácio, presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, em declarações à Radio Cister, a 25 de setembro, declarou que “foi pedida uma licença aos serviços, mas para recuperação do moinho e um anexo”. Porém, segundo o presidente, o proprietário não procedeu a uma recuperação, mas a uma demolição. “Por não ter sido essa a licença que tinha”, a obra “foi de imediato embargada”, sublinhou o autarca, acrescentando já ter reunido com o presidente da Junta de São Martinho do Porto, o promotor e o empreiteiro para se fazer “a recuperação do moinho, conforme estava planeado”.
A Leader Oeste – Associação para o Desenvolvimento e Promoção Rural do Centro é uma organização privada e sem fins lucrativos, cujo objeto social é, resumidamente, levar a cabo ações de dinamização no sentido do desenvolvimento local das áreas rurais da região Oeste. O seu coordenador, José Coutinho, disse a’O ALCOA que, no último inventário realizado, em 2006, “existiam cerca de 91 moinhos no concelho de Alcobaça, de tipologias diferentes”. Património que, por via dos fundos que tem gerido, a associação tem ajudado a recuperar. Nesse sentido, a Leader Oeste apoiou mais de 3 dezenas de moinhos e azenhas na região, com fundos públicos, essencialmente no quadro do programa europeu Leader — Ligações entre Ações de Desenvolvimento da Economia Rural.

(Saiba mais na edição impressa e digital do jornal O ALCOA  de 3 de outubro de 2019)

 

Outras notícias em Atual