Opinião

Banner_LuisQuerido

Sede da Junta de Freguesia na antiga Escola Primária!

O CDS/PP está farto de promessas quanto ao novo local para a Sede de Freguesia de Alcobaça, por parte dos sucessivos executivos camarários do PSD. É preciso pôr um ponto final, num problema que se arrasta há mais de 9 anos. Primeiramente prometeram a Casa dos Magistrados, mais recentemente, as instalações da Casa do Povo de Alcobaça, justificando que estes serviços passariam para um dos pavilhões do “Parque de Negócios”, o que não veio a acontecer.
Existe uma pequena verba da Direção-Geral das Autarquias Locais (DGAL), que nos foi concedida para esse fim, contemplada em orçamento na Junta de Freguesia de Alcobaça, mas para aplicação exclusivamente nas novas instalações da Sede de Freguesia. A DGAL está a pedir-nos esclarecimento quanto à sua aplicabilidade/uso. No caso de não vir a ser usada é patente que a teremos de devolver. Tal cenário é um absurdo; pois temos uma sede de Junta de Freguesia que é uma vergonha, numas velhas e antigas instalações onde nem as reuniões da Assembleia de Freguesia se podem realizar com a mínima dignidade. Não há condições de comodidade e existe falta de espaço. Razões mais que suficientes para que entendamos parte do edifício da Escola Primária de Alcobaça, agora fechado, repito, agora fechado e a degradar-se, para a futura Sede da Junta de Freguesia de Alcobaça. Além do mais, utilizar essa pequena verba, orçamentada para esse fim, daria inicialmente para as adaptações necessárias do edifício. Estas instalações mais condignas permitiam há Junta de Freguesia de Alcobaça, prestar mais e melhores serviços à população. Esta é mais uma prioridade que o CDS/PP quer ver resolvida com a urgência que se impõe. Não aceitamos a devolução da dita quantia à DGAL, por mais pequena que seja. Também não aceitamos mais o adiamento constante, por parte deste executivo camarário, na resolução dum problema que afinal incomoda todos os alcobacenses, sendo uma ofensa à Cidade de Alcobaça. Este é o nosso compromisso.

Outras notícias em Opinião

  • Lista de compras: uma tarefa para o seu dia

    A população portuguesa, e não só, está a passar por um período extremamente difícil e sensível. A saúde, bem como a saúde, estão em risco.…

  • O que posso fazer para me sentir melhor de quarentena em casa?

    Caro leitor, cara leitora, Durante os últimos dias, tem sido visível a quantidade de notícias que surgem nas televisões e nas redes sociais, sobre o…

  • Testemunho. Uma jovem fala como vive a atual quarentena

    Acho giro como o mundo lá fora anda tão silencioso, as pessoas tão bem-educadas e reservadas. Mas basta um suspiro, um sorriso, um olhar para…

  • Televisão em Alcobaça no início das emissões

    A televisão começou a funcionar regularmente em Portugal em 1957. Mas já há algum tempo se falava do início das emissões, e até se dizia…

  • Nas ruas desertas de Roma

    A imagem tem a força de um filme épico: Francisco caminhando pelas ruas desertas de Roma, para rezar pela cidade e pelo mundo. Saindo a…

  • Papagaios, abutres e gente boa

    As calamidades trazem sempre à tona qualidades e defeitos das gentes que as vivem. Aquela em que nos encontramos já nos “revelou” que há na…

  • Editorial. Extraordinários

    Neste 2020, em cada edição, pessoas extraordinárias em algum aspeto da sua vida, com ligação à nossa região. Os extraordinários desta vez são obviamente os…

  • “Una e santa”

    Pelo menos na Eucaristia de Domingo, no Credo, os católicos confessam que confiam na Igreja una e santa mas, perante a quantidade de protestos que…

  • Vamos açambarcar

    Está aí o Covid-19. Como tantas outras alturas de ameaça de crises, vamos lá a açambarcar. Dei por isto na passada semana quando fui ao…

  • Editorial. Extraordinários

    Neste 2020, em cada edição, pessoas extraordinárias em algum aspeto da sua vida, com ligação à nossa região. Os extraordinários da nossa região são do…