“Sem trabalho e sacrifícios não se atingem os fins pretendidos”

Entrevista a Vanessa Vicente, aluna do Agrupamento de Escolas de São Martinho do Porto, e uma das melhores alunos do concelho de Alcobaça, com média final de 18.3, no curso de Ciências e Tecnologias.

Leia agora a sua entrevista na íntegra.

Com que média terminaste o 12oºano? 

A minha média final foi de 18.3, e a média dos exames (Português, Matemática, Fisica e Quimica e Biologia e Geologia) foi de 16..

– Ficaste satisfeita com os resultados?

Fiquei satisfeita com a média final, mas não com a média dos exames nacionais.

– A que se deve o resultado atingido?

Essencialmente a muito estudo.

– Que curso e que universidade pretendes ingressar? – Porquê esta opção?

Pretendia ingressar em Medicina, na Universidade do Porto, no entanto, devido à média dos exames nacionais, não atingi a média necessária, por isso vou optar por Ciências Farmacêuticas, a minha segunda opção, também na Universidade do Porto. Desde sempre que tive um “gostinho” por medicina que com o tempo foi-se intensificando, até que decidi que é o quero fazer na vida, no entanto, ao não ter atingido a média necessária nos exames nacionais, vou optar por CF, outra área que me interessa por estar indiretamente ligada à saúde e permitir desenvolver trabalhos de investigação.

– Como foi a tua dedicação ou plano de estudos durante o 10, 11 e 12º anos?

Dependia de disciplina para disciplina, mas de qualquer das formas, nunca tive um plano de estudo estipulado. No 10º ano revia por alto algumas matérias, mas só quando se aproximava a data do teste é que me dedicava a sério às disciplinas. Quando faltava uma ou duas semanas para o teste ficava a estudar até muito tarde para poder ter toda a matéria sabida e ainda poder resolver testes e exercícios sobre a matéria que encontrava na internet. Só parava de estudar quando me sentia confiante sobre o meu conhecimento e preparada para fazer o teste. O 11º consistiu basicamente no mesmo, mas com mais dedicação e estudo, principalmente quando se começaram a aproximar as datas dos exames. O 12º ano foi praticamente dedicado a Matemática e a estudar para os exames nacionais. Claro que também estudei para as outras disciplinas mas não com tanto afinco quanto para Matemática.

– Que objectivos tens para o futuro?

Ao nível escolar e profissional espero que no futuro consiga seguir Medicina. Caso não consiga, gostaria de trabalhar no ramo da investigação. Quando acabasse o meu curso superior gostaria de fazer voluntariado noutro país durante alguns meses, e mais tarde, gostaria de poder visitar alguns destinos que planeio conhecer.

– Que mensagem/conselho queres deixar aos teus colegas ainda no secundário?

É importante que se mantenham motivados e focados nos vossos objetivos e que compreendam que sem trabalho e sacrifícios não se atingem os fins pretendidos. Devem desde o inicio do secundário pensar no que querem fazer porque desta forma têm uma meta estipulada que vão procurar atingir. Quem quer acabar o secundário com uma média alta deve começar a estudar desde o inicio do 10º ano, porque normalmente é este ano que desce as médias ao ainda não estarmos mentalizados que esse ano já vai ter impacto na entrada para o ensino superior. Quando a escola não estiver a correr como esperado, não desanimem e nunca desistam de lutar pelos vossos objetivos, porque no final o vosso esforço será reconhecido e terão a recompensa que merecem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PRIMEIRA PÁGINA

PUBLICIDADE

Candidaturas abertas

NOTÍCIAS RECENTES

AGENDA CULTURAL

Porto de Mós. O projeto do baile dos pastorinhos

08 Mai | Sáb | 09:00

Leiria. O festival de música

15 Mai | Sáb | 19:30

Teatro José Lúcio da Sílvia, Leiria

Porto de Mós. Caminhada nas Minas da Bezerra e Serra da Pevide

08 Mai | Sáb | 09:30

Serra de Aire e Candeeiros, Porto de Mós

Caldas da Rainha. A exposição da ESAD

06 Mai | Qui | 09:00

ESAD, Caldas da Rainha

Leiria. Conferências de saúde, de economia e de ambiente

05 Mai | Qua | 14:30

Teatro Miguel Franco, Leiria

Alcobaça. Biblioteca convida à conversa com…

10 Abr | Sáb | 11:00

online