Semana da Criança assinalada com lançamento de conto infantil sobre o Porco Malhado

O Município de Alcobaça assinala, de segunda-feira, dia 30 de maio, a sexta-feira, dia 3 de junho, a Semana da Criança, com a “Operação: Ser Criança é Ser Feliz”, promovendo junto das freguesias do concelho, uma série de espetáculos e animações infantis com destaque para o lançamento de um conto infantil em torno do Porco Malhado de Alcobaça.
O conto “O Porquinho Malhado”, da autoria da vereadora da Cultura, Inês Silva, conta a história de um pai de família que viaja até Inglaterra à procura de uma raça suína especial que iria libertar a sua família do risco da fome. A história será dramatizada em simultâneo com a sua narração durante as atividades que irão decorrer no âmbito da Semana da Criança. Na próxima semana, será entregue em cada escola do 1º ciclo uma edição física do conto a cada aluno.
Para a vereadora da Cultura, “esta história de ficção pretende fixar no imaginário dos mais novos uma realidade que muitos deles porventura desconhecem que é o facto de termos na nossa região uma espécie suína autóctone”. “Esta espécie tem características especiais que lhe dão um enorme potencial em termos de criação de mais um símbolo identitário do concelho”, adianta Inês Silva.
Durante a Semana da Criança, que irá abranger cerca de 2500 alunos do concelho de Alcobaça, será promovido um convívio e lanche para os mais novos. Os resíduos resultantes dos lanches serão recolhidos, pesados e reciclados, numa iniciativa que visa sensibilizar alunos e professores para práticas sustentáveis e respeitosas do meio ambiente.
Ainda no âmbito desta iniciativa, serão entregues os diplomas dos Heróis da Fruta para as escolas que participaram no concurso de Hinos da Fruta, cujos resultados foram divulgados recentemente.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PRIMEIRA PÁGINA

PUBLICIDADE

Publicidade-donativos
WhatsApp Image 2024-06-03 at 12.09.27

NOTÍCIAS RECENTES

AGENDA CULTURAL

No data was found
Sites de Paris Sans Vérification