Senhor dos Passos junta fiéis

Foto por Marco Varela

“Foi uma procissão muito participada, com presença de diversas instituições, ordens e irmandades”. Assim descreve João Carreira, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Alcobaça, a Procissão do Senhor dos Passos, que saiu às ruas do centro histórico de Alcobaça, engalanadas de verdura e de colchas nas janelas, no passado dia 19 de março. Uma iniciativa organizada pelo 4º ano consecutivo em parceria com a Paróquia de Alcobaça.
A procissão, que juntou várias centenas de pessoas, passou pela Igreja de Nossa Senhora da Conceição e pela Igreja da Misericórdia, junto à qual decorreu o Sermão do Encontro pelo Padre Robson Matos da Cruz, eminente biblista e vigário da paróquia de S. João de Deus, em Lisboa. O provedor agradece o auxílio dos escuteiros na deslocação dos utentes e a presença da Banda Filarmónica Maiorguense e dos Bombeiros Voluntários de Alcobaça. Marcaram também presença a Ordem Soberana de Malta, a Ordem de São Maurício e S. Lázaro, a Real Guarda de Honra e dos Panteões Régios, a Irmandade dos Passos do Convento de Santos-o-Novo, a Irmandade do Santíssimo Sacramento de São Martinho do Porto e a Irmandade de Nossa Senhora da Conceição de Alcobaça. Motivo de júbilo a generosa cedência, para este acto, da relíquia do Santo Lenho da Quinta das Lágrimas, oriundo deste Mosteiro, trazido propositadamente por Assunção Júdice, e a oferta da imagem da Sagrada Face, inspirada no véu de Manopello, pintado por Augusta Sousa.

 

Procissões dos Passos na Nazaré

25 março | sábado
Procissão da Igreja da Misericórdia, 17h30

26 de março | domingo
Missa e Sermão do Pretório, Igreja da Misericórdia, 16h00
Saída da Procissão do Senhor dos Passos, 17h30
Sermão do Encontro, 18h00
Cerimónia do Despregamento da Cruz e Sermão, 20h00
Procissão do Enterro, 21h00

27 de março | 2ª-feira
Missa Santuário de Nossa Senhora da Nazaré, 11h00
Procissão do Adeus, 20h00

“Passo a Passo – a Procissão” ilustra a devoção ao Senhor dos Passos na Nazaré

Até dia 2 de abril, domingo, é possível ver, no Centro Cultural da Nazaré, a exposição “Passo a Passo – a Procissão”, uma mostra documental dos cerca de 400 anos na Nazaré de devoção ao Senhor dos Passos, cuja procissão é baseada nos últimos momentos da vida de Jesus, a sua Paixão e Morte.
Na exposição, o público é convidado a conhecer as oferendas à Misericórdia e um pouco mais da história do culto ao Senhor dos Passos, que se iniciou em 1619, na então vila da Pederneira.
A mostra integra as atividades de caráter cultural e religioso, que marcam as celebrações da Quaresma e da Semana Santa na Nazaré, nomeadamente, a referida Procissão do Senhor dos Passos, que este ano se realizará nos dias 25, 26 e 27 de março.
O evento, que é organizado pela Irmandade do Senhor dos Passos da Pederneira, Paróquia da Pederneira e Confraria de Nossa Senhora da Nazaré, conta com o apoio do Município da Nazaré e Junta de Freguesia da Nazaré.
Horário da exposição
2ª a 6ª feira: 9h30 às 13h00 e das 14h00 às 17h30
Fins de semana e feriados: 15h00 às 18h00

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

PRIMEIRA PÁGINA

PUBLICIDADE

Publicidade-donativos

NOTÍCIAS RECENTES

AGENDA CULTURAL

No data was found