Um sismo de magnitude 3,7 na escala de Richter, com epicentro em Porto de Mós, a uma profundidade de 20 quilómetros, foi sentido ontem, dia 1 de fevereiro, pelas 23h22, informou, em comunicado, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Este sismo, de acordo com a informação disponível até ao momento, não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima IV/V (escala de Mercalli modificada) no concelho de Porto de Mós. Há ainda registo de o sismo ter sido sentido com menor intensidade em outros concelhos dos distritos de Leiria e Santarém, nomeadamente Batalha, Alcobaça, Leiria, Marinha Grande, Nazaré, Ourém, Golegã, Torres Novas e Entroncamento.
O abalo foi sentido por muitas pessoas que vivem na região, que descrevem que o tremor durou mais de 5 segundos e que foi sentido com grande intensidade.
Réplica. Novo sismo registado
Outro sismo de magnitude 2.6 (Richter) e cujo epicentro se localizou também próximo de Porto de Mós, foi registado hoje, dia 2 de fevereiro, pelas 1h36, hora local, nas estações da Rede Sísmica do Continente, informa em comunicado o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
A réplica do sismo ocorrido ontem, dia 1 de fevereiro, às 23h22, de acordo com a informação disponível até ao momento, não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima III (escala de Mercalli modificada) na região da Batalha.
Se a situação o justificar serão emitidos novos comunicados pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA)