“Sonho com os Jogos Olímpicos”

Melanie Santos, natural de Alcobaça e atleta de triatlo. Apenas 19 anos, mas já com um potencial enorme na modalidade. Até foi na natação que começou mas logo percebeu que era ao triatlo que a fascinava. Representa atualmente o Alhandra Sporting Clube e conta já com vários títulos nacionais e internacionais. Recentemente ficou muito perto de ficar as dez melhores do mundo no Mundial de Juniores, agora que estar entre as melhores atletas internacionais e tem um sonho: a presença nos Jogos Olímpicos.

Melanie Santos, é uma jovem triatleta alcobacense, para quem anda mais “distraído”, apresenta-se como atleta e o porquê de ter envergado pelo Triatlo?

Pratico esta modalidade à cerca de quatro anos. Antes de ter envergado pelo Triatlo, pratiquei natação de competição durante quatro anos no Clube de Natação de Alcobaça. Mais tarde, comecei a participar nos corta-matos escolares onde alcancei várias vitórias e por isso, resolvi ingressar no atletismo pela Casa do Benfica de Alcobaça. Dois anos mais tarde, recebi um convite do pai de uma amiga, o senhor Mário Rocha, para experimentar o Triatlo na deteção de talentos em Rio Maior onde esta deteção consistia numa prova de natação e corrida. Após a deteção recebi convites de alguns clubes de Triatlo onde resolvi ingressar no Alhandra Sporting Club e assim começar a minha carreira no Triatlo.

Apesar de ainda ser bastante nova, apresenta já um excelente currículo nacional e internacional. Qual considera ser o ponto alto da tua carreira até ao momento?

Todas as vitórias alcançadas, sejam elas em competições nacionais ou internacionais, foram pontos altos da minha carreira. Mas considero que o mais importante tenha sido a minha primeira vitória internacional na Taça da Europa de Quarteira, pois foi essa vitória que me fez perceber que era realmente esta modalidade e este percurso de alto rendimento que eu queria seguir.

É considerada como uma das atletas com maior potencial na modalidade. Considera esse reconhecimento uma pressão acrescida para ti ou uma motivação para continuar a melhorar? E porquê?

Sou uma atleta ambiciosa e por vezes sinto uma ligeira pressão quando consigo obter melhores resultados porque nunca quero desapontar as pessoas que me apoiam, que treinam comigo diariamente e principalmente a minha família e o meu treinador. Mas também sinto um orgulho por ter esse reconhecimento e para mim é uma motivação acrescida para continuar a melhorar.

No ano passado foi considerada pela Confederação do Desporto de Portugal (CDP) a maior jovem promessa no triatlo. Estava à espera dessa importante distinção?Não estava à espera dessa distinção, porém foi com orgulho que a recebi porque é fruto do meu esforço e do trabalho desenvolvido pelas pessoas que me ajudaram e ajudam atualmente mas principalmente pelo Mário Rocha, Páris Silva e o meu treinador Lino Barruncho.

Recentemente em Edmonton ficou muito perto de ficar entre as dez melhores do mundo no escalão de juniores. Como se sentiu com este grande resultado no Canadá?

Foi a minha última competição internacional no escalão de júnior e ia com um objetivo ambicioso de top 10. Fiquei à porta do meu objetivo mas estou igualmente feliz pelo resultado que alcancei. Contudo, adorei a experiência mas estou consciente que há muito trabalho a desenvolver até conseguir chegar ao nível dessas atletas.

Quais são os seus maiores objetivos a curto prazo na modalidade?

O maior objetivo que tenho neste momento é participar nas WTS (World Triathlon Series).

Sonha com uma presença nos Jogos Olímpicos?

Sim, sonho com os Jogos Olímpicos e é com esse objetivo que treino diariamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PRIMEIRA PÁGINA

PUBLICIDADE

Candidaturas abertas

NOTÍCIAS RECENTES

AGENDA CULTURAL

Porto de Mós. O projeto do baile dos pastorinhos

08 Mai | Sáb | 09:00

Leiria. O festival de música

15 Mai | Sáb | 19:30

Teatro José Lúcio da Sílvia, Leiria

Porto de Mós. Caminhada nas Minas da Bezerra e Serra da Pevide

08 Mai | Sáb | 09:30

Serra de Aire e Candeeiros, Porto de Mós

Caldas da Rainha. A exposição da ESAD

06 Mai | Qui | 09:00

ESAD, Caldas da Rainha

Leiria. Conferências de saúde, de economia e de ambiente

05 Mai | Qua | 14:30

Teatro Miguel Franco, Leiria

Alcobaça. Biblioteca convida à conversa com…

10 Abr | Sáb | 11:00

online