Turquel. Novo centro de dia já serve 11 utentes

Catarina Reis
Jornalista

Passa pouco das dez e meia da manhã. Numa das salas da antiga escola primária do Ardido, em Turquel, escuta-se: “eu ouvi um passarinho às quatro da madrugada”. É a música popular portuguesa que vai embalando as atividades de 11 utentes do recém-criado Centro de Dia do Centro Social e Paroquial de Turquel.

A nova valência, aberta desde 2 de novembro, tem capacidade para 30 utentes. A oferta inclui: transporte; disponibilidade de refeições (pequeno-almoço, almoços e jantar para levar, para quem necessitar); espaço de banho, higiene e beleza pessoal (onde entram os “miminhos”, de manicura, pedicura, barbeiro, cabeleireiro); e diversas atividades socioculturais, lúdico-recreativas e ocupacionais que visam promover o bem-estar físico e cognitivo, o convívio e a ocupação entre pares.

Conforme explica a’O ALCOA, Sara Silva, diretora técnica desta valência, “fazemos tudo para que os utentes se sintam como se estivessem em família, na sua casa”. Eles sentem-no como um lar. Segundo Maria Luísa Ferreira, de 96 anos, “somos bem tratados, acarinhados”. A utente mais idosa do grupo vem dos Candeeiros e destaca-se por gostar de conviver e estar ocupada. “O estar aqui faz-nos viver”, resume Maria. Com 39 anos de diferença, Graça Machado, de 57 anos, partilha igual sentimento. Com algumas limitações provocadas por uma doença, a turquelense não pode estar sozinha e tem dificuldades em confecionar as próprias refeições, e neste local encontrou a fórmula para combater a solidão e a oportunidade de não estar parada. Mexer-se, ocupando o tempo com trabalhos manuais, como renda ou costura, é o que mais gosta de fazer Blandina Micaela, de 83 anos, residente em Moita do Poço, Turquel, narra que esteve uns tempos em França, na casa de um filho, mas que esta é a sua terra e o seu lar.

Saiba mais na edição impressa e digital de 17 de fevereiro de 2022.

Catarina Reis
Jornalista

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

PRIMEIRA PÁGINA

PUBLICIDADE

Publicidade-donativos

NOTÍCIAS RECENTES

AGENDA CULTURAL

No data was found