Alpha é um curso que, ao longo de 15 sessões e um retiro, explora a fé cristã e o sentido da vida, num ambiente seguro, acolhedor, informal e divertido. Surgiu em Londres em 1977 e acontece em todo o mundo. Nas Paróquias de Alcobaça e Vestiaria começou em 2024. Este ano, as sessões começaram em março e terminarão em junho. Alpha é caminho, reflexão, partilha, encontro, alegria, sorrisos, pessoas. Umas gostam de queijo, outras de chocolate negro, de música brasileira, de cães ou do mar. Umas de carpintaria, outras de dança do ventre, de escrever, ser pontuais, piar como uma coruja, cozinhar, fazer trilhos, ser perfeccionistas ou viver em harmonia. Uns reservados, outros reflexivos, todos de coração atento e aberto, partilham o que sabem e sentem, escutam, ajudam e fazem sorrir. Calçam do 35 ao 46 e com os seus passos querem fazer do mundo um lugar melhor. São viajantes à procura de algo maior, uma luz, uma verdade. Nem sempre sabem por onde ir, mas acreditam que seguir Jesus é um destino e uma transformação; que Deus mostra o caminho certo, mesmo quando não têm bússola. Caminham juntos para que a viagem se torne mais leve. São abraço e aconchego, farol e movimento. São como uma esponja da loiça em forma de coração, um lado escuro e áspero e outro rosa e macio. Luz e sombra. Uma esponja que se aperta, espreme, esvazia, mas também se enche, encharca e transborda. Foram em retiro, escreveram rimas, pensamentos e palavras. Adaptaram canções, dançaram e divertiram-se. Levaram consigo quem não podia estar presente. Assumiram já ter sentido medo, vergonha, arrependimento ou solidão, mas também felicidade e paixão. Ao fogo e às mãos de Deus entregaram as suas dores, sofrimentos, vícios e pesos. Continuam a procurar Jesus em todo o lado e em todas as coisas. Querem falar Dele aos outros. Guiados pelo Espírito Santo viraram sopa da pedra, com muitos ingredientes especiais. Se o Curso Alpha for um creme de cenoura, este é muito bem passado. Nele encontram silêncio, sentido e direcção, ânimo, fé, entrega e oração. Como na canção do Sérgio Godinho, “Espalhem a notícia / Do mistério da delícia…”
Palavra do Senhor.
Graças ao Alpha.
Uma resposta
Que delicioso escrito e tão fiel partilha. É nesta leveza de aprofundamento da Fé, em comUnidade que me revejo. É um todos, todos, todos, com todo o sentido. Com tudo o que faz parte de um caminho que nem sempre é plano, nem sempre é de luz, nem sempre de cenas fáceis e saborosas. Às vezes, no caminho, à pedra na sopa…
Obrigada Carla pela tua partilha. Tão bom de ler e de [re]sobrevoar o meu primeiro Alpha, em 2024. Gratidão, em amor, leveza e esperança, de coração aberto 💚