Opinião

Facebook---OPINIAO-RUI-ALEXANDRE

Um Concelho à deriva

O jornal “Expresso” desta semana publicou um gráfico dos Concelhos com maior taxa de desemprego e o consequente disparo provocado pela pandemia, onde Alcobaça se encontra em 29.º lugar entre os mais afetados no país.
Entendo que é um assunto de extrema importância e preocupação. Onde tem estado a gestão pública e visão técnica e estratégica para que isto não fosse uma realidade? Não duvido que a nossa autarquia tenha feito o que entende ser importante e premente, mas a falta de visão estratégica e de natureza técnica, tem sido uma constante de TODO o executivo.
As notícias negativas sobre o concelho de Alcobaça têm sido persistentes. Primeiro, sai uma notícia na imprensa local sobre a perda de população residente. Agora somos arrastados para um ranking que em nada nos prestigia. Até onde vamos parar?
É chegada a hora dos Alcobacences olharem para o futuro e apostarem em soluções com visão de gestão da coisa pública, que no meu entender, passa por um plano de ação social e económico bem estruturado para o nosso concelho.
Os agentes políticos com responsabilidades governamentais no nosso Município não podem deixar de assumir a sua quota parte de responsabilidade, pois nos últimos 23 anos a estratégia seguida foi um descalabro autêntico em comparação com os concelhos vizinhos que viram as suas populações crescer e a sua indústria a proliferar sem bloqueios políticos e criando assim potencial económico regional e nacional. O que fez com que os seus jovens regressem à sua origem e em consequência disso venham outros com eles.

Outras notícias em Opinião

  • Os privilégios da terceira idade

    Sabe-se que Portugal é um pais constituído maioritariamente por idosos, que contrastam em grande número com a população mais nova. Hoje trago-vos um desafio para…

  • Saiba mais sobre os frutos secos

    A ameixa, o figo e as uvas secas são uma forma diferenciada de comer fruta. Porém, é importante ter a consciência que a forma seca…

  • Correr atrás do prejuízo!

    Os dados recentes do INE colocam Alcobaça como o 29.º concelho do país, em 308 municípios, onde o desemprego mais cresceu (+52%) e a perder…

  • Extraordinários. Profissionais de saúde

    Neste 2020, em cada edição, pessoas extraordinárias em algum aspeto da sua vida, com ligação à nossa região. No dia seguinte a um tratamento que…

  • Uma alimentação mais saudável para envelhecer bem

    Envelhecer faz parte de nós, visto ser um processo natural dos seres vivos. A alimentação foi mudando ao longo dos último anos, e a maioria…

  • Liberdade, igualdade e fraternidade

    Coincidência. Numa altura em que este jornal edita um livro sobre todos os papas da Igreja, o Papa Francisco acaba de assinar, junto ao túmulo…

  • Maçã vs Pera

    Maçã e pera: duas frutas que conseguimos encontrar o ano inteiro, sendo a sua colheita realizada, essencialmente, nos meses de agosto e setembro. Para além…

  • Extraordinários. D. Manuel Clemente

    Neste 2020, em cada edição, pessoas extraordinárias em algum aspeto da sua vida, com ligação à nossa região. Conheço a sua extraordinária cultura e afabilidade…

  • Café, um simpático «despertador»

    O café é das bebidas mais consumidas em todo o mundo. Na bebida em questão, encontramos vários compostos benéficos para a saúde, os compostos fenólicos.…

  • A ciência da vida

    As etapas da vida são terríveis e olhar em frente para arranjar força e coragem para o próximo desafio é muito complicado. Não há vidas…