Um verão à vista

Filipe Oliveira
Nutricionista

É nesta altura que as pessoas começam a pensar no biquíni e nos “quadrados de chocolate” na zona abdominal! Começa a haver restrições alimentares e a típica renovação da inscrição no ginásio.
Devemos sempre primar por uma alimentação saudável evitando, assim, alterações bruscas no padrão alimentar. Além disso, a pratica diária de exercício físico torna se um imperativo, evitando a pressa e os planos exaustivos.
As dietas restritivas começam a estar em voga. Os planos com muito baixo valor calórico (inferior a 800) ou baixo valor (inferior a 1200) começam a entrar em vigor. A curto prazo consegue-se o resultado e imagem que se quer, porém existe a perda de massa muscular / massa magra, como também existe o risco de morte súbita, arritmia / paragem cardíaca e, ainda, a depleção das proteínas do miocárdio.
Nas mudanças radicais em termos energéticos (regimes HIPO calóricos), existe o aumento do colesterol sérico, perda de líquidos e eletrólitos, diarreia / obstipação, maior risco de doenças/infeções, alterações hormonais, nomeadamente da tiroide e sexuais, alterações neurológicas / psicológicas, cansaço / falta de energia, envelhecimento precoce e, ainda, a pele seca e cabelo e unhas fracos.
Deste modo, tenha atenção ao seu padrão alimentar! Que sejam durante o ano todo, as teorias: “quero ser saudável” e “quero ter um corpo fitness”!

Filipe Oliveira
Nutricionista

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PRIMEIRA PÁGINA

PUBLICIDADE

Publicidade-donativos

NOTÍCIAS RECENTES

AGENDA CULTURAL

No data was found