Por estes dias, Alcobaça teve a bênção de ser visitada pela imagem peregrina de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa. Trata-se de muito mais do que uma simples estátua. É a representação de Maria. Por meio dessa imagem, é a própria Virgem que vem ao nosso encontro.
A devoção a Nossa Senhora em Vila Viçosa é antiga. Nuno Álvares Pereira, o Santo Condestável, São Nuno de Santa Maria, foi um forte impulsionador. Em 1646, o rei D. João IV entrega a coroa portuguesa àquela que assim é aclamada como a Rainha de Portugal. Sob a direção desta Mulher que marcou para sempre a História, não havemos de desfalecer. Havemos de poder ver sempre para lá dos nossos dramas e tragédias. Deus está connosco.
Alcobaça não se exclui desta mesma devoção que está no coração de Portugal. A Irmandade de Nossa Senhora da Conceição teve a iniciativa de trazer, nesta semana, à cidade, a imagem peregrina de Vila Viçosa. Deste modo, entrou solenemente na Eucaristia de sexta-feira, dia 29 de novembro, primeiro dia da novena da Imaculada. Com grande afluência de povo nesta celebração, se acolheu a Mãe na terra que habitamos e onde se cruzam as linhas das nossas histórias. Maria peregrina esteve presente na celebração do Domingo I do Advento da Igreja do Mosteiro. Pudemos abrir as portas deste tempo litúrgico que nos leva ao Natal de mãos dadas com ela, que é uma das figuras incontornáveis para que Jesus viesse ao nosso encontro. Visitou as crianças e a comunidade das Irmãs da “Escola Azul”, que dela se despediram com lenços brancos, gesto que emocionou os vários presentes. Branco como súplica por paz, num mundo mergulhado em conflitos. Passou ainda pela Santa Casa da Misericórdia e pela Fundação Maria e Oliveira, para a oração do terço, e não pôde deixar-se de a levar também ao Hospital. Dias que ficarão felizmente na memória.
Seguem-se as paróquias da Vestiaria, Alfeizerão, São Martinho do Porto e Benedita, por onde a imagem de Nossa Senhora da Conceição caminhará. Que estes dias possam fazer crescer o nosso entusiasmo e a nossa esperança. Virgem Mãe, rogai por nós.