Atual

Verão. Há uma nova bandeira nas praias portuguesas

vida24382

Há uma nova bandeira nas praias portuguesas.
Nesta época balnear, que entretanto já arrancou, tem como novidade uma nova bandeira nas praias portuguesas, para além das verde, amarela e vermelha. A indicação de onde é mais seguro tomar banho passou a ser dada pela colocação de duas bandeiras listadas de cor amarela e vermelho. Será entre essas bandeiras a zona mais segura para ir à água. Essa indicação mostra as zonas onde não há, por exemplo, agueiros, as chamadas correntes de retorno. A localização pode ser mudada durante o dia, de acordo com o estado do mar ou das marés. Serão os nadadores salvadores de cada praia, os responsáveis por colocar as bandeiras de acordo com as zonas mais seguras para tomar banho.
Esta indicação, que significa “zona recomendável para os banhistas entrarem na água”, faz parte do edital de praia, em que estão descritas as regras de segurança, o significado das bandeiras, as coimas em que incorre quem não respeitar as indicações dos nadadores salvadores, os dispositivos de segurança existentes.
Nesta época balnear, é a primeira vez que está a ser utilizada esta informação gráfica nas praias, apesar de, na passada época balnear, já ter sido experimentada em alguns locais. Esta bandeira também vai passar estar hasteada em outros países europeus, que tenham adotado esta sinalização. Pretende-se, assim, que em todas as zonas balneares existam indicações uniformes.

Outras notícias em Atual