Violência nas relações em debate na Biblioteca Municipal de Alcobaça

“Entre[Laços] e Afetos: Perceções sobre Violência nas Relações” é o tema central de um seminário aberto a toda a comunidade, que irá decorrer na próxima quinta-feira, dia 22 de outubro, na Biblioteca Municipal de Alcobaça com o objetivo de debater e compreender a problemática social da violência nas relações, analisando as suas causas a partir de diferentes perspetivas e perceções.
Inserido na iniciativa “Juntos contra a violência: o coração é que bate, as mãos dão afeto e carinho” que durante o mês de outubro tem vindo a ser dinamizada pelo Gabinete de Apoio a Vitimas de Violência Doméstica da Câmara Municipal de Alcobaça, o debate procura impulsionar a partilha de conhecimento científico entre as várias entidades intervenientes nos sistemas de prevenção e de intervenção no contexto da violência e dar a conhecer os serviços e os recursos existentes para apoiar as vítimas e os/as agressores/as.
O seminário terá o seguinte alinhamento:
9h00 // Abertura do Secretariado (Distribuição de pastas)
9h30 // Assinatura do protocolo entre o GAVVD (Gabinete de Apoio a Vitimas de Violência Doméstica do Município de Alcobaça e a Associação Mulher Século XXI
9h40 // Abertura do Seminário pelo Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Paulo Inácio, pela Presidente da Associação Mulher Séc. XXI, Maria Isabel Gonçalves e pela Vereadora da Ação Social, Inês Silva.
PAINEL 1 Tema: Retratos Institucionais Moderadora: Paula Coelho
10h00 // João Mota (GAVVD) – “Relações Violentas: mitos, crenças, comportamentos. Prevenção e Intervenção”. 10h15 // Maria Isabel Gonçalves (Associação Mulher Séc. XXI) – “Mulher Século XXI: Intervenção na área da Violência Doméstica no Distrito de Leiria”.
10h30 // Sandra Ribeiro (NIAVE – Leiria) – “Violência Doméstica – da prevenção à Investigação”
10h45 // Debate
11h00 // Coffee Break

PAINEL 2 Tema: Percursos de [Re] inserção Moderadora: Catarina Louro
11h15 // Alexandra Seabra (Coordenadora do Serviço de Psicologia Clínica do CHO) – “Perceção da Violência em Saúde e o seu impacto na Relação e Intervenção”.
11h30 // António Castanho (Ministério da Administração Interna) – “Prevenção do Homicídio em Violência Doméstica – A importância de uma avaliação compreensiva do risco”.
11h45 // Fernanda Rosa – Coordenadora da Equipa de Reinserção do Pinhal Litoral, da Delegação Regional de Reinserção do Centro – “A intervenção dos serviços de Reinserção Social junto dos agressores conjugais”.
12h00 // Debate
12h30 // Almoço

PAINEL 3 Tema: Sexualidade, Deficiência e Envelhecimento Moderadora: Ana Patrícia Silva
14h00 // Jorge Cardoso – “Abuso sexual de pessoas com deficiência”
14h15 // Luís Rodrigues (CEERIA) – “Deficiências e Violências – Características do Ser Humano”
14h30 // Conceição Carvalho (Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados do ACeS Oeste Norte) – “Contrariar a Desesperança Aprendida”.
14h45 // Debate
15h05 // Metáforas de VVD.

PAINEL 4 Tema: Prioridade às Crianças? Moderadora: Eva Gonçalves 15:20 // Maria de Fátima Duarte (CNPCJR) – “Infâncias Marcadas: Sinais de Alerta”.
15h35 // Fátima Pais (ACES-ON) – “Violência na Família e no Casal – uma questão de Saúde Pública”
15h50 // Margarida Medina Martins (Associação Mulheres Contra a Violência) – “Carta Estratégica na área dos Direitos Humanos das Crianças”
16h05 // Debate
16h25 // Conclusões
16h35 // Encerramento

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

PRIMEIRA PÁGINA

PUBLICIDADE

Publicidade-donativos

NOTÍCIAS RECENTES

AGENDA CULTURAL

No data was found