Vindima. Produção de vinho de qualidade no concelho

Foto por Unsplash

O início do outono é a época das vindimas. Na Adega Cooperativa de Alcobaça, as vindimas começaram a 18 de setembro. A Quinta dos Capuchos começou a vindimar na segunda semana de setembro e acaba na corrente semana.

A Adega Cooperativa de Alcobaça começou mais cedo porque “cerca de 80 sócios já entregaram as uvas brancas”, explica o enólogo Rodrigo Martins a’O ALCOA. Com aproximadamente 50 hectares de vinha, oito colaboradores, quatro foram contratados para esta época em específico, “recebem e processam as uvas”, afirma o enólogo. Contudo, as uvas brancas são separadas das uvas tintas porque “têm um processo diferente”. Na reunião da Assembleia Geral, é feito um controlo de maturação para fazer essa distinção”. Num outro dia, na “receção, é tirada uma amostra das uvas de cada sócio, porque tem uma carga diferente”, constata o enólogo, de 42 anos.

A Adega Cooperativa de Alcobaça “não vai aumentar a produção em relação ao ano passado, devido às condições meteorológicas; no início do ciclo de vinha houve muitos períodos de chuva. Agora, no fim do ciclo da vinha, houve golpes de calor”. Mas irá ser um “ano de ótima qualidade”, apesar de a pandemia ter afetado a parte comercial em Portugal, em grande parte devido “ao encerramento dos restaurantes”.

Saiba mais na edição impressa e digital de 30 de setembro de 2021.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PRIMEIRA PÁGINA

PUBLICIDADE

Publicidade-donativos

NOTÍCIAS RECENTES

AGENDA CULTURAL

No data was found