Parceria. Alcobaça é a central de logística do envio de livros para o país

Em Alcobaça, a semana da leitura começou, a 7 de março, com o programa “Asas de Leitura”. Para assinalar a data e no âmbito da comemoração dos 250 anos da Imprensa da Universidade de Coimbra, a instituição de ensino superior fez uma doação de 5 mil livros à Rede de Bibliotecas Escolares, no Parque de Negócios, em Alcobaça, onde é a localização da central de logística do programa. Alcobaça torna-se a “capital do mundo”, enaltece Alexandre Pereira, diretor da Imprensa da Universidade de Coimbra. Para Inês Silva, vice-presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, a “coordenação de logística de distribuição é mais um passo da estreita relação que se tem vindo a afirmar entre o município e a Universidade de Coimbra”. Paralelamente, Inês Silva alerta para o facto de haver um decréscimo dos hábitos de leitura, sublinhando que a “responsabilidade cívica” de promover a vontade de ler.

Já para Manuela Silva, coordenadora da Rede de Bibliotecas Escolares, “este protocolo contém a preocupação da colaboração com vista a ações de interesse mútuo, nomeadamente o desenvolvimento da transferência do conhecimento, que implica o ato da leitura”.

Com a temática da leitura e da literatura na ordem do dia, Delfim Leão, vice-reitor da Universidade de Coimbra, destaca que as várias obras literárias relacionadas com a ciência têm como intenção a “tradução desta área, uma vez que transforma a complexidade dos conceitos numa linguagem mais apelativa e, simultaneamente, não desconsidera o original”. Também salienta que os livros foram “catalogados para serem escolhidos pelas escolas e bibliotecas”. Para tal, algumas das obras selecionadas tiveram de ser reimpressas, um processo “dispendioso, mas feito de forma agradável e sério”, consta o vice-reitor da Universidade de Coimbra.

Saiba mais na edição impressa e digital de 17 de março de 2022.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PRIMEIRA PÁGINA

PUBLICIDADE

Publicidade-donativos

NOTÍCIAS RECENTES

AGENDA CULTURAL

No data was found