Democracia – 40 anos de PSD

Desde a sua fundação, que o PSD, tem pretendido mobilizar a solidariedade de todos os portugueses na construção da democracia política, económica, social e cultural. Assim, ao longo dos anos vem defendendo a dignificação dos valores humanos essenciais no desenvolvimento do bem estar social de todos os cidadãos, pelo seu direito à educação, saúde e segurança social de forma justa e equitativa.
Como tal, os social democratas lutaram pela consagração de um sistema democrático do tipo ocidental, pela integração plena no espaço europeu, pela modernização de infraestruturas do país, pela requalificação do sistema político e pela busca permanente da valorização dos portugueses.
Pelo que, com toda a justiça, não se pode falar, hoje em Portugal, de democracia ou social-democracia sem falar no PPD/PSD.
O tempo de crise que atravessamos e os sacrifícios que têm sido impostos aos cidadãos, fazem com que se desvalorize a política e os políticos. Regista-se a incompetência e culpam-se os partidos pela situação a que a democracia chegou. Até há quem queira colocar em causa o próprio sistema democrático. Mesmo com todas as venturas e desventuras, evidentes erros e defeitos, devemos continuar, convictamente, a acreditar que a democracia é “o pior dos regimes, com exceção de todos os outros”, como Churchill referiu no século anterior.
Parece ser este o grande desafio do PSD para o futuro – fortalecer a democracia. Mas para isso é importante implementar reformas estruturais, fundamentais para a nossa sustentabilidade social, económica e financeira.
Pelo que é necessário efetuar corte nos privilégios imorais, no desperdício, na fraude e nas rendas excessivas. Sendo premente estimular a nossa economia, garantindo o reforço da sua capacidade produtiva, tornando-a equitativa, equilibrada e dinâmica, geradora que emprego, e capaz de privilegiar a excelência e a inovação. Mas acompanhada de uma rede de proteção social, sob a forma de um estado social justo e eficiente, no intuito de reduzir as desigualdades sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PRIMEIRA PÁGINA

PUBLICIDADE

Publicidade-donativos

NOTÍCIAS RECENTES

AGENDA CULTURAL

No data was found