25 de Abril foi comemorado pelo município

Foto por Sara Susano e Inês André

A celebração dos 41 anos do “25 de Abril” foi este ano assinalada pelo município de Alcobaça, no passado sábado, em paralelo com a Evocação do Cinquentenário da Morte de Humberto Delgado. A cerimónia de homenagem decorreu junto ao monumento em sua memória, com interpretação do hino nacional pela Academia de Música de Alcobaça.
“Foi no dia 13 de fevereiro de 1965, perto de Olivença, que uma brigada da PIDE, chefiada por António Rosa Casaco assassinou barbaramente Humberto Delgado e a sua secretária”, lembrou Frederico Rosa, neto de Humberto Delgado, descrevendo o percurso do corpo de Humberto Delgado até chegar a Portugal depois do 25 de Abril de 1974. “É muito grato para mim dizer que a Cela Velha se orgulha da sua relação histórica única com Humberto Delgado”, sublinhou Frederico Rosa, lembrando que a localidade foi para Humberto Delgado “a sua aldeia adotiva, onde ele gostava mais de estar, o seu refúgio na intimidade”. Na Cela, “está o primeiro monumento erguido em memória do meu avô e para o ano estaremos aqui a comemorar também o seu cinquentenário”, concluiu Frederico Rosa.

(Saiba mais na edição em papel de 30 de abril de 2015)

 

Iva Delgado apresentou livro em que reúne memórias sobre seu pai

apresentaçãolivroivadelgadositeNo âmbito das comemorações do 25 de Abril no concelho de Alcobaça, no passado sábado foi apresentado, na sede do Rancho Folclórico e Etnográfico Papoilas do Campo, o livro “Meu Pai, o General Sem Medo – Memórias” de Iva Delgado. Além da autora licenciada em Filosofia, ensaísta e investigadora e fundadora e Presidente da Fundação Humberto Delgado durante os seus quinze anos de existência, de 1998 a 2013, Zeferino Coelho, editor da Caminho, Álvaro Laborinho Lúcio, e o jornalista e poeta Nuno Guedes, marcaram presença.

(Saiba mais na edição em papel de 30 de abril de 2015)

 

 

Caminhar pela liberdade

3-Corrida Liberdade (2)siteNo passado sábado, a Caminhada pela Liberdade, que se inseriu no âmbito das comemorações do 25 de abril e foi organizada pelo Município de Alcobaça com a colaboração do ginásio Dino’s, trouxe para a rua cerca de 700 participantes que, apesar da chuva, não deixaram de participar.
Para Inês Silva, vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Alcobaça, “é um evento a manter porque as pessoas aderem e, embora o tempo esteja um bocadinho cinzento, a caminhada continua com muita adesão”. Quanto à possibilidade da iniciativa se estender ao norte e ao sul do conselho, segundo a vereadora, “é uma possibilidade sim, embora o objetivo desta iniciativa seja reunir as pessoas na cidade de Alcobaça, mas é um objetivo nosso alargar a todo o concelho; podemos pensar nessa possibilidade.”

(Saiba mais na edição em papel de 30 de abril de 2015)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PRIMEIRA PÁGINA

PUBLICIDADE

Candidaturas abertas

NOTÍCIAS RECENTES

AGENDA CULTURAL

Porto de Mós. O projeto do baile dos pastorinhos

08 Mai | Sáb | 09:00

Leiria. O festival de música

15 Mai | Sáb | 19:30

Teatro José Lúcio da Sílvia, Leiria

Porto de Mós. Caminhada nas Minas da Bezerra e Serra da Pevide

08 Mai | Sáb | 09:30

Serra de Aire e Candeeiros, Porto de Mós

Caldas da Rainha. A exposição da ESAD

06 Mai | Qui | 09:00

ESAD, Caldas da Rainha

Leiria. Conferências de saúde, de economia e de ambiente

05 Mai | Qua | 14:30

Teatro Miguel Franco, Leiria

Alcobaça. Biblioteca convida à conversa com…

10 Abr | Sáb | 11:00

online