Um centro de investigação para Alcobaça

É sabido que o conhecimento por si só tem valor, o valor de compreendermos o mundo que nos rodeia, enquadrá-lo e mais facilmente encontrar alternativas para eventuais problemas. Num contexto de crise, esse conhecimento é por vezes desvalorizado uma vez que já não há uma relação direta entre o grau académico e o sucesso profissional. É nesse contexto que se deve fazer um esforço para que o conhecimento académico tenha uma tradução prática na melhoria da qualidade de vida dos Portugueses.
Os centros de investigação permitem isso mesmo, dar aos cidadãos resposta a novas necessidades, no entanto, infelizmente os grandes institutos tendem a aglomerar-se nas grandes cidades; mas essa tendência tem vindo a ser contrariada por autarcas que veem nestes centros uma oportunidade de criação de emprego, riqueza e valor intelectual para as suas cidades. Sem dúvida que a instalação de um centro de investigação em Alcobaça traria à cidade uma afluência de alunos de doutoramento e investigadores seniores que provavelmente se fixariam na zona, aumentando a dinâmica económica e social da região. Uma vez que em todos os institutos de investigação parte dos colaboradores são de nacionalidade estrangeira, também contribuiria para uma diversidade cultural saudável e estimulante. Seria essencialmente uma forma de dar suporte tecnológico às inúmeras explorações agrícolas que o nosso concelho possui. Alcobaça beneficiaria com a instalação de um grupo dedicado à pesquisa de métodos de aumento da produção agrícola, intervenção e controlo de pragas ou até como método de certificação e controlo de qualidade dos produtos produzidos na região como por exemplo a maçã.
A investigação científica deverá ser encarada como uma forma de aumentar a cadeia de valor em áreas cruciais do desenvolvimento do país. Mas para isso acontecer terá que haver uma visão global e integrativa daquilo que queremos para o futuro e qual a melhor forma de lá chegar, sem atalhos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PRIMEIRA PÁGINA

PUBLICIDADE

Publicidade-donativos

NOTÍCIAS RECENTES

AGENDA CULTURAL

No data was found