Opinião

Banner - OPINIAO Ines Honorio

Um centro de investigação para Alcobaça

É sabido que o conhecimento por si só tem valor, o valor de compreendermos o mundo que nos rodeia, enquadrá-lo e mais facilmente encontrar alternativas para eventuais problemas. Num contexto de crise, esse conhecimento é por vezes desvalorizado uma vez que já não há uma relação direta entre o grau académico e o sucesso profissional. É nesse contexto que se deve fazer um esforço para que o conhecimento académico tenha uma tradução prática na melhoria da qualidade de vida dos Portugueses.
Os centros de investigação permitem isso mesmo, dar aos cidadãos resposta a novas necessidades, no entanto, infelizmente os grandes institutos tendem a aglomerar-se nas grandes cidades; mas essa tendência tem vindo a ser contrariada por autarcas que veem nestes centros uma oportunidade de criação de emprego, riqueza e valor intelectual para as suas cidades. Sem dúvida que a instalação de um centro de investigação em Alcobaça traria à cidade uma afluência de alunos de doutoramento e investigadores seniores que provavelmente se fixariam na zona, aumentando a dinâmica económica e social da região. Uma vez que em todos os institutos de investigação parte dos colaboradores são de nacionalidade estrangeira, também contribuiria para uma diversidade cultural saudável e estimulante. Seria essencialmente uma forma de dar suporte tecnológico às inúmeras explorações agrícolas que o nosso concelho possui. Alcobaça beneficiaria com a instalação de um grupo dedicado à pesquisa de métodos de aumento da produção agrícola, intervenção e controlo de pragas ou até como método de certificação e controlo de qualidade dos produtos produzidos na região como por exemplo a maçã.
A investigação científica deverá ser encarada como uma forma de aumentar a cadeia de valor em áreas cruciais do desenvolvimento do país. Mas para isso acontecer terá que haver uma visão global e integrativa daquilo que queremos para o futuro e qual a melhor forma de lá chegar, sem atalhos.

Outras notícias em Opinião

  • Editorial. Extraordinários

    Neste 2020, em cada edição, uma pessoa extraordinária em algum aspeto da sua vida, com ligação à nossa região. Há mais de duas décadas, trabalhava…

  • Michael Nnadi: 18 anos

    Nos anos 90, conheci dois padres do Ruanda. Um não tinha notícias da família há muito tempo, outro acabava de saber que todas as pessoas…

  • Aquilo que é

    Aquilo que é a língua portuguesa deixa-nos às vezes confundidos com aquilo que é a forma de falar de uns tantos. Modas… Começa nos meios…

  • Extraordinários

    Neste 2020, em cada edição, uma pessoa extraordinária em algum aspeto da sua vida, com ligação à nossa região. Em vésperas do Dia dos Namorados,…

  • Jesus a espreguiçar-Se

    Quando o Papa fez 83 anos (17 de dezembro passado), ofereceram-lhe uma estampa que sintetiza o seu programa pastoral: a santidade “della porta accanto”, a…

  • Valores Sociais

    A doutrina social da Igreja (DSI) tem como orientações básicas seis princípios e quatro valores: os princípios, abordados nos artigos anteriores, são a dignidade humana,…

  • Seitas e Movimentos Religiosos

    Que as seitas são altamente prejudiciais à sociedade, todos reconhecem. Muitas pessoas, sobretudo entre os jovens, têm sido captadas por redes sectárias. Pensam, ingenuamente, que…

  • Um conto de Natal | As dúvidas de Renato

    Renato frequentava um curso superior, na cidade. Os pais viviam na aldeia. Eram crentes. Renato nem por isso. As aulas na Faculdade e a vida…

  • Princípios sociais, numa visão de conjunto

    Nos últimos artigos, foram apresentados os seis princípios da doutrina social da Igreja consagrados no respetivo Compêndio de 2004: dignidade humana; bem comum; destino universal…

  • A carta de Greccio

    S. Francisco de Assis foi pela primeira vez a Greccio por volta de 1209, numa altura em que a pequena cidade sofria o ataque de…