ACC conquistou duas medalhas nos Campeonatos Nacionais

Duas medalhas de prata, correspondentes ao 2º lugar, nos Campeonatos Nacionais de Estrada de Cadetes e de Juniores respetivamente, foram conquistadas por dois atletas do Alcobaça Clube de Ciclismo/Crédito Agrícola.

Wilson Esperança em 2º lugarsiteNo sábado, dia 2 de julho, foi a vez de Wilson Esperança se sagrar Vice-Campeão Nacional, no escalão de Cadetes, na prova de estrada enquanto no Domingo foi a vez de Pedro Lopes se agigantar também para o 2º lugar do podium nesta importante competição do calendário nacional. As equipas orientadas por Aurélio Sardinha deram provas do valor dos atletas formados no Clube e evidenciaram que a estratégia do treinador é certeira num Clube que centra todas as suas energias na formação.

No mesmo dia disputou-se a prova de estrada para o escalão de cadetes, e Wilson Esperança não deixou os seus créditos por mãos alheias e quando estavam percorridos cerca de 40 kms desafiou o pelotão, lançou-se numa fuga e liderou a corrida durante quase dez quilómetros. Pouco depois recebeu a companhia de dois adversários, um da equipa de Seissa e outro de Loulé, formando-se trio que chegou a ter uma vantagem de quase dois minutos sobre o pelotão. Já em grande vantagem este grupo de fugitivos aproximou-se da primeira passagem pela meta, mas nessa altura Wilson Esperança enganou-se no percurso, perdeu algum tempo, e permitiu que o adversário se adianta-se. A partir daqui os atletas deram o tudo por tudo, mas as posições consolidavam-se em definitivo e Wilson Esperança acaba por cortar a linha da meta em 2º lugar, percorrendo os 81 km do percurso em 2h:25m:19sg com mais 1m:45s do que o vencedor da prova.

Henrique Fróis ficou em 35º lugar, Carlos Rodrigues em 38º e Daniel Fortes, depois de dois furos ficou em 50º lugar. Dos 128 corredores que alinharam à partida, 73 não resistiram à dureza da prova e ao elevado ritmo competitivo e ficaram pelo caminho, entre os quais Carlos Fernandes que depois do bom contributo à estratégia da equipa acabou por abandonar a prova.

 

Pedro Lopes dominou em juniores

11 PedrositeNo domingo, dia 3 de julho, foi a vez de Pedro Lopes conquistar o 2º lugar, e a correspondente medalha de prata, no Campeonato Nacional de Estrada, para o escalão de Juniores, numa prova que pôs em competição 139 atletas de todo o país. Pedro Lopes foi o mais resistente nesta dura prova de 123,5 km, percorridos num constante sobe e desce, e debaixo de um sol escaldante e só foi vencido nos últimos metros finalizando a prova com apenas mais 28 segundos que o vencedor, com a média de 34,12 km/hora.

Logo aos 30 km um grupo de 19 atletas, onde estava incluído o alcobacense Pedro Lopes, adiantou-se em relação ao pelotão e iniciou uma fuga que alguns pensaram que iria ser de curta duração. Porém o grupo manifestou-se determinado e a vantagem em relação à cabeça da corrida começou a aumentar até atingir quase dois minutos em relação à cabeça do pelotão. Depois quatro destes atletas lançaram uma forte investida e destacaram-se ainda mais e entre os quatro contava-se o atleta do Alcobaça/Crédito Agrícola que durante algumas dezenas de quilómetros se manteve integrado neste pequeno grupo de fugitivos até que, reuniu forças e passou a liderar a corrida percorrendo os últimos quarenta quilómetros a comandar quase isoladamente a corrida, perseguido de perto por três adversários e obrigou o Campeão Nacional de Contra-Relógio, a sair do pelotão juntando-se primeiro ao grupo intermédio e depois ao grupo dos quatro fugitivos e colocar-se perto de Pedro Lopes, passando a travar-se um duro duelo entre um atleta de 2º ano, considerado muito forte e Pedro Lopes que sendo de primeiro ano não se dava por vencido. Pedro Lopes só foi alcançando pelo atleta do Bairrada no último quilómetro e cedeu a vitória a João Almeida nos últimos metros da corrida, feitos num piso de paralelos e sob um sol escaldante.

Depois de um notável esforço feito, numa prova em que mostrou o seu elevado potencial, Pedro Lopes sagra-se vice-campeão nacional de estrada e foi compensado pela prometedora medalha de prata.

Rodrigo Pinheiro ficou na 71ª posição da tabela e André Vicente ficou em 89º lugar, enquanto Gonçalo Aranha e Carlos Rosa não resistiram à dureza da prova. Nesta importante competição do calendário nacional de juniores alinharam à partida 139 corredores, 50 dos quais não resistiram ao calor e à dureza da prova.

Na sexta feira, dia 1 de julho, anterior disputaram-se os Campeonatos Nacionais de Contrarrelógio de Cadetes e Juniores, com Daniel Fortes do Alcobaça Clube de Ciclismo/Crédito Agrícola a ficar em 16º lugar em cadetes, enquanto Pedro Lopes ficou em 10º lugar em Juniores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PRIMEIRA PÁGINA

PUBLICIDADE

Candidaturas abertas

NOTÍCIAS RECENTES

AGENDA CULTURAL

Porto de Mós. O projeto do baile dos pastorinhos

08 Mai | Sáb | 09:00

Leiria. O festival de música

15 Mai | Sáb | 19:30

Teatro José Lúcio da Sílvia, Leiria

Porto de Mós. Caminhada nas Minas da Bezerra e Serra da Pevide

08 Mai | Sáb | 09:30

Serra de Aire e Candeeiros, Porto de Mós

Caldas da Rainha. A exposição da ESAD

06 Mai | Qui | 09:00

ESAD, Caldas da Rainha

Leiria. Conferências de saúde, de economia e de ambiente

05 Mai | Qua | 14:30

Teatro Miguel Franco, Leiria

Alcobaça. Biblioteca convida à conversa com…

10 Abr | Sáb | 11:00

online