Alcobaça. Amigos das Letras celebram uma década de criação artística

Catarina Reis
Jornalista

São quase 90 sessões de partilha literária ao longo dos dez anos de vida dos Amigos das Letras, mas tantas outras de apoio à produção e divulgação de autores ou iniciativas que promovam a leitura e a escrita. É, desde 2013, que os Amigos das Letras se reúnem para darem a conhecer o que escrevem. A iniciativa partiu de duas autoras locais: Natércia Inácio e Vanda Marques, que desenvolveram alguns projetos juntas, na organização de um espectáculo com o autor Pedro Mateus. Nesse encontro aperceberam-se de que Alcobaça tinha muitas pessoas a escreverem bem, uns autores com obra publicada e outros com muita coisa na gaveta. “A estes três elementos juntou-se o nosso estimado amigo Palma Rodrigues. Pensámos em fazer uma sessão para conhecermos o trabalho de cada um, seria uma sessão de leituras em voz alta, onde cada um podia dar a conhecer o seu trabalho”, conta a’o ALCOA Natércia Inácio, uma das “mães” do grupo e presidente desta associação.
A estes quatro elementos juntou-se Maria Helena Mateus que deu o seu contributo desafiando outros autores, pois “juntos somos mais fortes e conhecemos mais pessoas”, nota a presidente.
A primeira sessão realizou-se a 26 de outubro de 2013, com 13 autores e desde aí nunca mais pararam. No mesmo dia em 2016 constituem o grupo em associação sem fins lucrativos, atribuindo-lhe o nome de ALMA (Amigos das Letras das Artes e Cultura de Alcobaça). E é com alma que vivem recebendo autores de diferentes quadrantes e gerações.

Saiba mais na edição impressa e digital de 02 de novembro de 2023

Catarina Reis
Jornalista

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PRIMEIRA PÁGINA

PUBLICIDADE

Publicidade-donativos

NOTÍCIAS RECENTES

AGENDA CULTURAL

No data was found