Alcobaça. Chalets e palacetes inspiram rota turística

Catarina Reis
Jornalista

O que têm em comum o Chalet Rhino, Chalet Cova da Onça, Challet Fonte Nova, Chalet do CEERIA, Palacete Bernardino Lopes de Oliveira, Palacete Oriol da Pena e Palacete Araújo Guimarães? São todos edifícios históricos e emblemáticos, que fazem parte de um património alcobacense e que vale a pena descobrir.
Foi com o intuito de promover esse património que nasceu a Rota dos Chalets. “Um itinerário desenhado a partir de palacetes que fazem parte da identidade de Alcobaça”, disse a’O ALCOA Isabel Fonseca, presidente da União de Freguesias de Alcobaça e Vestiaria, entidade responsável pela iniciativa.
Inaugurado hoje, dia 20 de abril, o novo roteiro pretende “fazer com que os visitantes e até os próprios alcobacenses descubram a cidade e que a vejam muito para lá do mosteiro, porque efetivamente há muito mais para ver e fazer”, revela a presidente. Para a responsável, estes roteiros agregados ao património e ao lazer, onde se inserem os chalets e palacetes, são exemplo disso. “Edifícios lindos, que, às vezes, até aos alcobacenses, passam despercebidos”. Isabel Fonseca dá alguns exemplos: “o Palacete Araújo Guimarães, onde se encontra a Biblioteca Municipal de Alcobaça, o do Hospital de Alcobaça e outros com algum carisma, como o Palacete Orial da Pena, dos Paços do Concelho, ou o Chalet Rino, conhecido como a casinha azul e colégio das Freiras”.

Saiba mais na edição impressa e digital de 20 de abril de 2023.

Catarina Reis
Jornalista

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PRIMEIRA PÁGINA

PUBLICIDADE

Publicidade-donativos

NOTÍCIAS RECENTES

AGENDA CULTURAL

No data was found