Alcobaça. Ginásio do Empreendedor com novidades para este ano letivo

O Ginásio do Empreendedor está de regresso ao Agrupamento de Escolas de Cister, em concreto à Escola Básica 2/3 D. Pedro, à Escola Básica 2/3 Frei Estevão Martins e Escola Secundária D. Inês de Castro, destinando-se a jovens dos 12 aos 18 anos. Um programa de educação não formal para solucionar os problemas da comunidade alcobacense.

Queremos que seja um projeto real, de intervenção”, destaca Francisco Serralheiro, presidente da Associação Juvenil de Apoio à Ação e gestor do projeto. Neste sentido, há duas metodologias: a Liga do Empreendedor, que se insere num contexto de sala de aula; e o Clube do Empreendedor, destinado a alunos do ensino secundário que têm interesse em continuar a desenvolver projetos. “Identificação do problema, foco, motivação, liderança e inteligência emocional” são algumas das competências interpessoais adquiridas, e, por consequência, há uma “transformação real no aluno e na comunidade”.

O projeto piloto do passado ano letivo recebeu “feedback muito bom dos professores e dos alunos, com uma classificação de nove em dez pontos. Assim, 100% dos professores recomendam o projeto”, assegura Francisco Serralheiro. Já os estudantes, destaca, sentem “mais confiança, mais motivação para trabalhar nos projetos e terem um papel proativo na escola, também gostam de estar em sala de aula”.

Um outro fator para a motivação tem a ver com as intervenções do mentor jovem, que tem pouca diferença de idade dos estudantes, o que permite uma “maior empatia e ajuste dos alunos”, disse o presidente da Associação Juvenil de Apoio à Ação. Para medir estes indicadores, o Ginásio do Empreendedor começou a trabalhar com o Instituto Politécnico de Leiria, de modo a avaliar o impacto a longo prazo do programa. Este tem “impactado a escola; nos corredores falava-se muita desta atividade, e é importante”, orgulha-se o professor José Bastos.

Saiba mais na edição impressa e digital de 4 de março de 2022.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

PRIMEIRA PÁGINA

PUBLICIDADE

Publicidade-donativos

NOTÍCIAS RECENTES

AGENDA CULTURAL

No data was found