Alcobaça na rota da temporada Portugal-França 2022 recebe colóquio internacional

Terá início a 20 de maio, no Museu de Leiria e termina, no dia 21, no Auditório da Biblioteca Municipal de Alcobaça o Colóquio Internacional “Francesas em Portugal – Itinerários Múltiplos”. O objetivo deste congresso binacional, que decorre em Portugal e França até final de outubro, é (re)colocar em primeiro plano artistas e intelectuais portugueses e franceses, resgatando-as das margens para uma centralidade que tantas vezes lhes foi/é injustamente negada. O evento insere-se na “Temporada Cruzada Portugal-França 2022”, iniciativa de diplomacia bilateral, que visa aprofundar o relacionamento entre estes dois países.

A programação agendada para o próximo fim de semana irá centrar-se nas mulheres francesas em Portugal, as que permaneceram cá ou para quem o nosso país desempenhou um papel essencial: artistas, cientistas, políticas, entre outras. O colóquio, que trará à região investigadores portugueses e estrangeiros, conta com a organização da ADEPA – Associação de Defesa e Valorização do Património Cultural da Região de Alcobaça, Sorbonne Université, Université Sorbonne Nouvelle, Universidade Nova de Lisboa e Academia Portuguesa da História.

A abertura deste colóquio, a 20 de maio, no Museu de Leiria, está marcado para as 10h15 e abordará vários tópicos tais como; práticas musicais no feminino em finais do século XVIII, percursos marginais e “representação e (in)visibilidade das artistas francesas em Portugal: o caso de Louise Bourgeois” e terminará pelas 18h00 com uma visita guiada ao Museu de Leiria.

Em Alcobaça o evento, que se realiza do auditório da Biblioteca Municipal, começa às 11h00 e tem como temas: “Ecos de França em Portugal”, “Mestras e Santas em Alcobaça – Múltiplos Itinerários” e “Letras de França em Portugal”. A última intervenção está marcada para as 16h40 e terá como orador Jorge Pereira de Sampaio, da Academia Portuguesa da História que falará de Amélia de Orleans e Bragança, “Princesa de França, Rainha de Portugal”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

PRIMEIRA PÁGINA

PUBLICIDADE

Publicidade-donativos

NOTÍCIAS RECENTES

AGENDA CULTURAL

No data was found