Aposta. Da alta cozinha, Hélder Landim regressou às origens e inaugurou mais um espaço

Estagiou e trabalhou em diversos restaurantes de chefs conceituados como o mediático Ljubomir Stanisic ou os portugueses Alexandre Silva e Vítor Adão, mas optou por voltar para a região onde cresceu e deu os primeiros passos na cozinha. Hélder Landim volta a ser notícia com a abertura de um novo espaço em poucos meses.

“O aspeto diferenciador da minha cozinha é a lenha – lenha mesmo, não uso carvão – recordando a comida dos nossos pais e dos nossos avós”, explica o chef ao leme do “Restaurante Grill Landim”, no Pinhal Fanheiro, e do recém-inaugurado “Snack-Bar Landim”, na Quinta do Almeida, em Alcobaça. Duas ofertas diferentes, mas o mesmo conceito: uma cozinha contemporânea e comprometida com a tradição, que regala o palato e os olhos.

O fito é oferecer uma “comida bem confecionada, carnes no ponto, legumes também na lenha… tudo perfeito”, descreve o chef, de 32 anos, com raízes cabo-verdianas. Desta busca de perfeição, resultam verdadeiras delícias, como a manteiga fumada de eucalipto ou o pão de massa mãe, feito à moda antiga, por fermentação natural. O segredo está no facto de que “o nosso pão no mínimo fermenta três dias”, conta, descrevendo três anos de experimentação até atingir o sabor e textura que ambicionava. Da ementa recheada do “Restaurante Grill Landim”, no Pinhal Fanheiro, ressalta o peixe do dia, que acompanha com legumes na lenha laminados e um vinagrete de laranja, unida por uma esmagada de batata avinagrada, e o frango assado na lenha, servido com pickles caseiros. “O peixe é dos pratos que sai mais”, a par das carnes grelhadas, acompanhadas com molho de citrinos e também por pickles caseiros e diferentes: de morangos, abacaxi ou uvas. A fechar o repasto, há ainda as sobremesas onde se evidencia o simples e delicioso pudim de laranja e o pastel de maçã, feito de massa tenra doce, recheado de maçã com limão e canela, acompanhado com um puré de maçã desidratada e com caramelo que usa a casca do fruto. “A ideia desta sobremesa é valorizar a maçã de Alcobaça”, sublinha o chef, que estudou cozinha na EPADRC – Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Cister, mas cedo partiu para estagiar e depois trabalhar em restaurantes de alta cozinha, onde complementou, entre experiência e excelência, a sua formação.

No snack-bar, na Quinta do Almeida, aberto recentemente, Hélder Landim apresenta uma cozinha contemporânea, mas mais descomplicada e com pratos mais económicos, combinando o serviço de cafetaria, pastelaria e restaurante. Para onde, o chef alcobacense convida a “tomar o pequeno-almoço, lanchar, tomar um brunch ou almoçar”. Ali, também quer inovar: “o objetivo é apresentar às pessoas coisas que não existem na nossa região”, como “tosta de abacate, com ovo a baixo temperatura, panquecas, entre outras propostas”, concretiza o responsável.

Seja pelo brunch ao sábado, que serve no “Snack-Bar Landim”, em Alcobaça, entre as 10h00 e as 19h00, ou pelos sabores mais demorados e surpreendentes do seu “Restaurante Grill Landim”, no Pinhal Fanheiro, a «cozinha do Landim» é uma tentação para o paladar. Por isso, quem passa, não passa sem lá voltar!

BI empresarial

Nome: “Restaurante Grill Landim” e “Snack-Bar Landim”
Equipa: 4 elementos no restaurante e 2 no snack-bar
Localização: Pinhal Fanheiro, Bárrio, e Quinta do Almeida, Alcobaça
Telefone: 964 425 495
Facebook: https://www.facebook.com/restaurante.landim
Restaurante: Quarta e quinta-feira almoço; sextas e sábado almoço e jantar; domingo almoço.
Snack Bar: Aberto diariamente, desde manhã.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PRIMEIRA PÁGINA

PUBLICIDADE

Publicidade-donativos

NOTÍCIAS RECENTES

AGENDA CULTURAL

No data was found