Aprender e ensinar

Catarina Ferreira Reis
Diretora do jornal O ALCOA

Vivemos uma grande fatia da nossa vida na escola. Uma escola que começa cada vez mais cedo, com estímulos e aprendizagens a iniciarem quase logo após o primeiro despertar. Diferenças que não se ficam por aqui. As escolas, outrora pequenas, deram lugar, na maioria do território, a grandes centros escolares, nos quais se agrega tudo, deixando desocupadas de ensino essas velhas paredes que servem agora a outros ensinamentos. Se há setor que tem sofrido alterações, quase todos os anos, é o da educação, seja ao nível da oferta educativa, dos equipamentos, dos conteúdos programáticos ou das avaliações. Não há Governo que não mexa na educação. As mudanças exigem também da parte dos professores atualizações, disponibilidade, paciência e, muitas vezes, resiliência. Falar do ensino é falar de quem ensina e de quem tem efetivamente um papel importante, se não o mais relevante, na transmissão do conhecimento. Quem nunca teve um professor que o marcou para a vida? Por isso, há que os escutar e valorizar.
Com vantagens e desvantagens das alterações, que ocorrem, no sistema educativo (não há sistemas perfeitos), temos de aprender a viver com os tempos que o tempo nos dá. Uma coisa é inquestionável, a educação é a maior alavanca para o desenvolvimento sustentável de um país, mesmo que, por vezes, os caminhos que se escolhem nos conduzam a destinos menos conseguidos. E há tantos caminhos por onde ir que, por vezes, o mais difícil é escolher.
Nesta edição d’O ALCOA, damos uma ajuda. Com um suplemento dedicado à educação mostramos alguns desses percursos. A oferta educativa da região é vasta e diversificada e sofrerá um incremento no próximo ano letivo com o surgimento de novos cursos profissionais.
Consciente de que o conhecimento é um valor inigualável, deveríamos efetivamente dar prioridade ao ensino, dar-lhe atenção, com medidas e reflexão concretas nas suas diferentes dimensões e considerando a equidade que deve ter, para cumprir a sua missão em toda a plenitude, aprender e ensinar.

Catarina Ferreira Reis
Diretora do jornal O ALCOA

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PRIMEIRA PÁGINA

PUBLICIDADE

Publicidade-donativos
WhatsApp Image 2024-06-03 at 12.09.27

NOTÍCIAS RECENTES

AGENDA CULTURAL

No data was found