Opinião

Banner - OPINIAO afonso luis aposentado

Aquilo que é

Aquilo que é a língua portuguesa deixa-nos às vezes confundidos com aquilo que é a forma de falar de uns tantos. Modas… Começa nos meios de comunicação falados, TV e Rádio. Há uns tempos apareceu uma moda que ainda se vai mantendo um pouco e que é o arrastamento de um a fechado. Assim: “O a… desafio de futebol entre o a… Porto e o a… Benfica disputou-se no a… Estádio das Antas”. Isto começa muitas vezes na linguagem desportiva e passa a ser geral. Ainda hoje alguns jornalistas nos brindam, nos noticiários, com o a… tipo de linguagem deste género.
Agora está em moda “aquilo que é”, “aquilo que foi”, “aquilo que vai ser”, e por aí fora. Esta é uma expressão que fica bem como partícula de realce, quando se pretende mesmo realçar. “Aquilo que é ou aquilo que foi uma calamidade devastadora…”. Realçou-se a frase com a expressão “aquilo que” – tudo bem. Mas não é isso que acontece na linguagem corrente, pois aquilo que é um desafio de futebol bem disputado, não pressupõe aquilo que é uma arbitragem infeliz, nem aquilo que foi uma segunda parte menos conseguida. Veremos aquilo que vai ser na próxima jornada. Pois. Isto começou na linguagem desportiva mas já invadiu outros domínios. Até aquilo que são responsáveis políticos já utilizam com frequência aquilo que é esta maneira de falar. Por isso, há poucos dias, estive entretido com um familiar, a contar as vezes que aquilo que são comentadores, políticos, jornalistas, diziam aquilo que era a sua verdade sobre aquilo que foi a intromissão de um indivíduo, um hacker, naquilo que é a privacidade pessoal de cada um, mas que resultou afinal naquilo que é designado por Futebol Leaks e por Luanda Leaks.

Outras notícias em Opinião

  • Papagaios, abutres e gente boa

    As calamidades trazem sempre à tona qualidades e defeitos das gentes que as vivem. Aquela em que nos encontramos já nos “revelou” que há na…

  • Editorial. Extraordinários

    Neste 2020, em cada edição, pessoas extraordinárias em algum aspeto da sua vida, com ligação à nossa região. Os extraordinários desta vez são obviamente os…

  • “Una e santa”

    Pelo menos na Eucaristia de Domingo, no Credo, os católicos confessam que confiam na Igreja una e santa mas, perante a quantidade de protestos que…

  • Vamos açambarcar

    Está aí o Covid-19. Como tantas outras alturas de ameaça de crises, vamos lá a açambarcar. Dei por isto na passada semana quando fui ao…

  • Editorial. Extraordinários

    Neste 2020, em cada edição, pessoas extraordinárias em algum aspeto da sua vida, com ligação à nossa região. Os extraordinários da nossa região são do…

  • É preciso romper com a estagnação!

    Soaram as campainhas de alerta em relação à demografia no concelho de Alcobaça, dados do Instituto Nacional de Estatísticas mostram uma quebra preocupante de mais…

  • A Carta aos Romanos

    Há cerca de 2 mil anos, S. Paulo escreveu uma carta aos romanos, que continua a ser um dos textos da Bíblia mais estudados, pela…

  • Editorial. Extraordinários

    Neste 2020, em cada edição, uma pessoa extraordinária em algum aspeto da sua vida, com ligação à nossa região. Há mais de duas décadas, trabalhava…

  • Michael Nnadi: 18 anos

    Nos anos 90, conheci dois padres do Ruanda. Um não tinha notícias da família há muito tempo, outro acabava de saber que todas as pessoas…

  • Extraordinários

    Neste 2020, em cada edição, uma pessoa extraordinária em algum aspeto da sua vida, com ligação à nossa região. Em vésperas do Dia dos Namorados,…