Benedita. Jornadas Europeias do Património e as Bandas Filarmónicas

Lúcia Serralheiro
Terra Mágica das Lendas

A Terra Mágica das Lendas (TML) continua a participar nas Jornadas Europeias do Património (JEPS), uma iniciativa do Conselho da Europa e da União Europeia, com uma área temática diferente em cada ano. Em 2021 as JEPS são dedicadas à diversidade e à inclusão. A TML está a preparar a celebração dos 500 anos da fundação da Benedita, incluindo as freguesias vizinhas: Alvorninha, Rio Maior, Santa Catarina e Turquel, porque em 1532, elas cederam-nos os terrenos para que se fundasse a freguesia da Benedita.
Neste âmbito já em 2020 nas JEPS, deu-se início a uma série de três entrevistas aos microfones da Benedita FM 88.1, convidando cada uma dessas freguesias, para que entre todas haja uma maior partilha da nossa identidade histórica comum.
Assim, esteve no nosso convívio António Novais, um dos fundadores da Associação “Entre Margens” de Alvorninha e Rio Maior, que foi entrevistado por Fátima Couto da Associação de Frei-Domingos. Santa Catarina esteve presente na voz de Maria José Ramalho da NICUL que falou a Lúcia Serralheiro sobre o Cluster Cutelarias Santa Catarina – Benedita. Sobre Turquel ouvimos a entrevista que Ana Cristina Tavares da TML e da Associação de Defesa do Património de Turquel (ADEPART) fez a André Camponês, estudioso da obra do ilustre professor e investigador turquelense José Diogo Ribeiro.
Nos próximos dias de 25, 26 e 27 de setembro, no contexto das JEPS 2021, a Rádio Benedita FM 88.1 vai difundir três entrevistas sobre as Bandas Filarmónicas das freguesias: Alvorninha, Santa Catarina e Turquel, com a novidade de que os entrevistadores são naturais ou vivem nas respetivas freguesias. Embora não sendo seus associados, eles prepararam dois entrevistados, um elemento feminino e outro masculino para que sejam ouvidos diferentes pontos de vista. Assim, Vera Catarino natural da Ramalhosa, entrevistou Catarina Correia, presidente da Banda Filarmónica de Alvorninha e o jovem Tomás Matos que já fez um vídeo sobre a sua banda. A Banda Filarmónica Catarinense fundada em 1894, esteve representada por dois jovens Miguel e Maria Madalena entrevistados por António Rocha, natural da Mata de Porto Mouro e membro da TML.
A freguesia de Turquel teve como interlocutora Maria Teresa Bento que conversou com o Sr. Filipe Rebelo, atual presidente da Banda e Lurdes Costa, também conhecida por Lurdes “Pintassilgo”, antiga presidente da Banda de Alcobaça que a reabilitou depois de décadas de inatividade e depois presidente da Banda de Turquel. Apesar dos difíceis tempos de pandemia, numa perspetiva democrática, a cultura, o património e a memória, podem e devem assumir um diálogo contínuo.
Estas entrevistas gravadas na Rádio Benedita FM 88.1 e podem ouvidas nos dias acima anunciados e em podcast e lidas nos arquivos da TML na Casa das Associações da Benedita.

Lúcia Serralheiro
Terra Mágica das Lendas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PRIMEIRA PÁGINA

PUBLICIDADE

Publicidade-donativos

NOTÍCIAS RECENTES

AGENDA CULTURAL

No data was found