“Somos jovens a vida toda”. A frase, nas instalações da Universidade Sénior da Benedita, explica em muito o significado daquela casa, que acolhe «jovens» dos 50 aos 93 anos. Ali, exercita-se o corpo e a mente, mas também se promove o convívio, trocam-se conhecimentos e saberes, partilham-se histórias e memórias e criam-se e cimentam-se amizades. É assim há 18 anos.
“A universidade sénior nasceu em 2006, da vontade de pessoas que tiveram o mérito de propor este projeto e avançar com ele. Laura Martinho foi a mentora, iniciando o projeto com um grupo de sócios fundadores”, explica a’o ALCOA Natália Serrazina, tesoureira da instituição. Foi a primeira do concelho de Alcobaça, algo que vai ao encontro da génese dos beneditenses, de população empreendedora.
O projeto foi crescendo. No ano letivo de 2011/2012, após a saída das crianças para o centro escolar, «as crianças mais velhas» ocuparam as atuais instalações, a antiga escola primária. O atual presidente, António Reis, conta que foram feitas obras e melhorias, “hoje temos um espaço simpático e acolhedor, um local frequentado por cerca de 100 alunos e 20 professores, oriundos da Benedita e arredores”, menciona.
Saiba mais na edição impressa e digital de 18 de abril de 2024