Câmara de Alcobaça levou seniores ao teatro

As conversas entusiastas que ecoavam dos autocarros não enganavam: “Vamos ao teatro!”. Uma das mais concorridas edições dos Passeios Seniores, realizados este ano de 2 de setembro a 10 de outubro, pelo município de Alcobaça, para todos os residentes do concelho com mais de 65 anos, teve como destino Lisboa.
O Museu Nacional do Teatro foi a primeira paragem cultural do dia, depois da área de serviço, onde se tomou o pequeno-almoço, acompanhado por histórias dos filhos e dos netos e de lembranças guardadas no coração.
O Palácio Monteiro-Mor, onde se situa o Museu do Teatro, e as cerca de 250 mil peças que incluem trajes e adereços de cena, cenários, figurinos, cartazes, entre outros, captaram a atenção, mas foram as “estórias” das figuras mais emblemáticas das artes e do espetáculo em Portugal, como Beatriz Costa, Rui Mendes ou Vasco Santana acompanhadas pela explicação cativante e teatral do guia, que fizeram as delícias dos visitantes. Entusiasmados, seguiram rumo ao almoço, “um dos grandes atrativos destes passeios”, confessou um dos participantes, António Lucas, de 72 anos, que desta vez veio sozinho.
Depois do almoço rumou-se à Praça de Espanha. Era hora de ver e ouvir Carlos Paulo e Tânia Alves, acompanhados pelo músico Hugo Franco, prestarem homenagem a João Villaret, no Comuna – Teatro de Pesquisa. Uma agradável surpresa, uma vez que a peça e o local, que em nada se assemelham ao teatro convencional, proporcionaram muita interação com o público. Depois de um dia em cheio o regresso a casa foi feito em ambiente de festa.
Para António Lucas, guarda prisional aposentado e que agora divide o tempo livre entre os amigos e a família, “a melhor forma de se conhecer o património é vivendo-o”.
Os Passeios Seniores organizados pela Câmara Municipal de Alcobaça e que premeiam a cultura e o convívio são já uma tradição anual que fideliza os participantes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

PRIMEIRA PÁGINA

PUBLICIDADE

Publicidade-donativos

NOTÍCIAS RECENTES

AGENDA CULTURAL

No data was found