CEIA consagra campeões europeus de Horseball 2014

Foto por Jaime Feijão

O passado fim-de-semana, dias 4 e 5 de outubro, foi de Horseball ao mais alto nível no Centro de Equitação Internacional de Alfeizerão (CEIA), com a disputa da Champions League de 2014 nas categorias de Sub-16, de Senhoras e de Pro-Elites.

Estiveram presentes quatro equipas no escalão dos mais jovens e seis em cada um dos outros, num total de 16 equipas de seis países diferentes, Portugal, Espanha, França, Inglaterra, Bélgica e Itália.

CHAMPIONS LEAGUE PORTUGAL 2014Nos sub-16 a vitória final foi decidida pela diferença de golos por haver três equipas empatadas em pontos, tendo o primeiro lugar ido para os franceses de Bel Air, muito graças à goleada de 17 – 3 infligida aos espanhóis da equipa Sharks, relegando para segundo lugar os espanhóis da equipa El Serrat e os portugueses da Cenycet para terceiro.
Para a dupla portuguesa Francisco Costa e o seu cavalo Django ficou o prémio de melhor combinação de cavalo/cavaleiro, o prémio fair-play foi para os espanhóis da Sharks e o melhor marcador foi Alvaro Huget da equipa El Serrat.

SenhorassiteNo escalão de senhoras, disputado por eliminatórias, as francesas de Montpellier Vallon venceram na final as espanholas da Chea Cuore por 5 – 3, sagrando-se assim campeãs da Europa. No terceiro lugar ficaram as belgas da Team Land Rover Vernaeve. As portuguesas da Quinta de Santo António quedaram-se no quinto lugar ao vencerem no último jogo as inglesas da Melton. Estas últimas receberam o prémio Fair-Play, a francesa Alice Brossault foi a melhor marcadora e a melhor combinação foi para Laura Font e Tenesse, da equipa Chea Cuore.

Pro-ElitesiteEm pro-elites, numa fortíssima partida, os espanhóis da CEE Cardedeu venceram os sempre favoritos franceses de Arles HCC por 9 – 4 com os belgas da Caramel a ficarem em terceiro depois de vencerem os espanhóis La Muralla. Os portugueses da Quinta da Figueira, nunca conseguiram encontrar-se ao seu melhor nível e, com isso pagaram a factura, ficando no sexto lugar.
O prémio fair-play foi para a equipa La Muralla, o melhor marcador foi Robin Coll da Team Caramel da Bélgica e a melhor combinação recaiu em Miquel Julia e Rocky Zap da equipa Cardedeu.

No final foram muitos os elogios feitos pelos participantes à organização, tendo sido considerado uma das melhores provas deste nível já efectuadas e que culminou com um Jantar de Gala onde a FIHB (Federação Internacional de Horseball), efectuou a entrega dos prémios anuais referentes aos anos de 2013 e de 2014.

O evento decorreu entre sexta e domingo, entre as 11h e as 19h, tendo passado pelo CEIA alguns milhares de pessoas que não conseguiram deixar de vibrar com as emoções que este desporto equestre proporciona.

De referir que se tratou de um importante evento também para a economia local pois, as mais de 200 pessoas envolvidas ficaram na hotelaria local, muitos dos acompanhantes aproveitaram para algumas visitas aos locais de maior interesse turístico, com a restauração também a beneficiar com isso.

No final ficou a vontade repartida entre o CEIA e a FIHB para que possa haver uma nova organização do género num futuro próximo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

PRIMEIRA PÁGINA

PUBLICIDADE

Publicidade-donativos

NOTÍCIAS RECENTES

AGENDA CULTURAL

No data was found