Classificação. Mosteiro de Coz já é monumento nacional

O Governo aprovou hoje, em Conselho de Ministros, cinco decretos que classificam ou reclassificam, como bens imóveis de interesse nacional, um conjunto de edifícios, sendo-lhes atribuída a designação de “monumento nacional”, considerando, designadamente, o interesse dos bens enquanto “testemunhos notáveis de vivências ou factos históricos”, entre eles a Igreja e parte do antigo dormitório e restantes dependências do Mosteiro de Santa Maria de Coz, em Coz, concelho de Alcobaça.

“A Câmara Municipal de Alcobaça foi o principal impulsionador de todo este processo, formalizando a intenção de reclassificação do Mosteiro de Coz a monumento nacional junto do anterior Ministro da Cultura João Soares, em 2016”, disse a’O ALCOA Paulo Inácio, presidente da Câmara de Alcobaça.

O procedimento de reclassificação foi aberto pela DGPC em março de 2017.

Com esta classificação, o Mosteiro de Santa Maria de Coz passará a ser o quarto Monumento Nacional do Concelho de Alcobaça, a par com o Mosteiro de Alcobaça, Capela de Nossa Senhora do Desterro e Igreja N. S. da Ajuda na Vestiaria.

2 respostas

  1. Não esqueçam que é urgentissimo a reparação do telhado deste Mosteiro se não em pouco tempo lá se vão os caixotões do teto pois entra água em variados sítios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PRIMEIRA PÁGINA

PUBLICIDADE

Publicidade-donativos

NOTÍCIAS RECENTES

AGENDA CULTURAL

No data was found