Cumeira. Médico da região participa em cirurgia pioneira

Catarina Reis
Jornalista

O médico David Ângelo, da Cumeira, diretor Clínico do Instituto Português da Face e professor na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, foi um dos médicos responsáveis pela cirurgia pioneira em Portugal, a uma jovem de 17 anos, a quem foi implantada uma prótese bilateral customizada, numa síndrome rara, para que pudesse voltar a abrir a boca.
A intervenção, realizada a 27 de maio, no Hospital Pulido Valente, em Lisboa, pela equipa do Serviço de Estomatologia do Centro Hospitalar Lisboa Norte, demorou cerca de oito horas, em bloco operatório, e envolveu mais de 20 pessoas. Uma equipa multidisciplinar que integrou desde engenheiros para desenhar e produzir a prótese, a enfermeiros, anestesistas e restante equipa cirúrgica.
“Uma cirurgia que exigiu uma planificação ao milímetro”, disse a’O ALCOA David Ângelo. O especialista em articulação temporo-mandibular (articulação que liga o maxilar ao crânio) explica que a doente, com um quadro muito severo, chegou até si há cerca de dois anos.

Saiba mais na edição impressa e digital de 9 de junho de 2021.

Catarina Reis
Jornalista

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PRIMEIRA PÁGINA

PUBLICIDADE

Publicidade-donativos

NOTÍCIAS RECENTES

AGENDA CULTURAL

No data was found