Curso de Turismo Desportivo é nova aposta da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste

Daniel Pinto
Diretor da EHTO

A Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste está a preparar o próximo ano letivo 2022/2023 com o grande objetivo de responder aos desafios do desenvolvimento económico, social e ambiental em todo o território nacional, contribuindo para posicionar Portugal como um dos destinos turísticos mais competitivos e sustentáveis do mundo, bem como, potenciar a inovação, o empreendedorismo e a criatividade das atividades turísticas na Região Oeste.

É fundamental, por isso, atrair pessoas para as Escolas, atrair pessoas para o Setor do Turismo, atrair investidores! Atrair Alunos!! Valorizar as Profissões! Apostar e investir na Formação, Qualificação e Fidelização das Pessoas, valorizar os Profissionais deste setor de atividade maravilhoso que é o Turismo!!

Com o propósito permanente de encontrar caminhos de inovação pedagógica, a Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste apresenta como novidade para o próximo ano letivo 2022/2023 a oferta do Curso de Turismo Desportivo, ao nível da Formação Contínua, que está a ser desenvolvido em estreita articulação com a Direção de Formação, Direção de Apoio à Venda e Direção de Valorização da Oferta do Turismo de Portugal, e que tem como grande objetivo dar uma resposta aos desafios e eixos estratégicos da Estratégia de Turismo 2027, nomeadamente ao nível da Coesão Territorial, Inovação, Diversificação, Sustentabilidade e diminuição da Sazonalidade.

O Turismo Desportivo é uma das áreas de maior crescimento no turismo. Cada vez mais turistas estão interessados em atividades desportivas durante as suas viagens, independentemente de o desporto ser a sua principal motivação de viagem. Por outro lado, os eventos desportivos podem promover o turismo com o marketing adequado e as infraestruturas necessárias. De salientar, também, a oferta de condições e facilidades em Portugal e na Região Oeste para a realização de Estágios Desportivos de equipas de alta competição, nas mais variadas modalidades, como é o caso do Badminton (Centro de Alto Rendimento de Caldas da Rainha), Surf (Centros de Alto Rendimento de Peniche e Nazaré) e Natação (Centro de Alto Rendimento de Rio Maior).

No âmbito da Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável, esta nova oferta formativa do Curso de Turismo Desportivo vai explorar a relação entre o turismo desportivo e o desenvolvimento sustentável e inclusivo e como este tipo de turismo pode ser um instrumento de diferenciação e mitigação da sazonalidade. A inovação e as tendências atuais e futuras do setor, bem como a governação e estratégias das empresas e organizações públicas, são o foco deste novo Curso. 

A Oferta Formativa da EHT Oeste para o próximo ano letivo 2022/2023 é constituída pelos Cursos de nível IV (para quem tem o 9.º ano) de “Técnico de Restaurante / Bar” e “Técnico de Cozinha / Pastelaria”; Cursos de nível V (para quem tem o 12.º ano ou licenciatura) de “Gestão de Restauração e Bebidas”, “Gestão de Turismo”,  “Gestão e Produção de Pastelaria” e “Gestão e Produção de Cozinha”.

De realçar, ainda, a oferta de Formação Contínua especializada com os seguintes Cursos: “Curso de Turismo de Saúde e Bem-Estar” – 3.ª edição; “Curso de Padaria Avançada – 8.ª Edição, “Curso de Escanção – 5.ª Edição, “Curso de Turismo Literário” – 2.ª edição e “Curso de Turismo Desportivo” – 1.ª edição.

A certificação de Óbidos pela UNESCO como Vila Literária, bem como, toda a estratégia do município de Óbidos à volta da Literatura, como é exemplo o FOLIO – Festival Literário Internacional de Óbidos, foram fatores determinantes para o sucesso da 1.ª edição do Curso de Turismo Literário, que contou com 36 alunos. Vamos, assim, avançar para a 2.ª edição do Curso de Turismo Literário, a iniciar em outubro.

As instalações da Escola estão dotadas de equipamentos e serviços para uma formação técnica e profissional de qualidade. A procura do espírito de novidade e inovação é uma constante. Mais e melhor turismo passa por mais e melhor ensino e formação!

Podemos, por isso, destacar a elevada taxa de empregabilidade dos alunos formados pelas escolas do Turismo de Portugal, que está nos 95% de acordo com o último estudo de inserção profissional. O sucesso dos Alunos representa o sucesso da Escola, pelo que é fundamental construir uma instituição em que o foco e o propósito da sua atividade está centrado nas necessidades e desejos dos alunos e do setor do Turismo.

A Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, que vai comemorar em Novembro os seus 16 anos de atividade e trabalho ao serviço do Turismo, está localizada em Caldas da Rainha e Óbidos, no coração da Região Oeste de Portugal, tem uma amplitude regional, integra a rede nacional de Escolas do Turismo de Portugal desde o início da sua atividade em 2006 e é considerada como prioritária para a diversificação e criatividade do setor.

Daniel Pinto
Diretor da EHTO

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

PRIMEIRA PÁGINA

PUBLICIDADE

Publicidade-donativos

NOTÍCIAS RECENTES

AGENDA CULTURAL

No data was found