Devo esterilizar o meu animal de companhia?

Ana Catarina Duarte
Enfermeira veterinária

A esterilização de cães e gatos, sejam eles machos ou fêmeas, evita lutas, ferimentos, fugas e acidentes, previne tumores mamários e infeções uterinas nas fêmeas, previne problemas de próstata nos machos, evita ninhadas indesejadas e permite o controlo da população animal, elimina/reduz a marcação de território e previne propagação de doenças.

Quando devo esterilizar o meu animal?
A idade ideal para a esterilização do seu animal de companhia depende de vários fatores como sexo, porte ou desenvolvimento do animal. De uma forma geral, podemos considerar os seis meses como a idade de referência para o fazer. Cabe ao médico veterinário determinar se o animal está pronto para a cirurgia.

Após a esterilização, o meu animal vai ficar obeso?
A esterilização não é sinónimo de obesidade. Em qualquer etapa da vida do seu animal, deve ser fornecida uma alimentação de qualidade e na quantidade indicada para ele, bem como deve ser promovido o exercício físico. Mantendo um estilo de vida saudável, o seu animal manterá a condição corporal ideal.

Lembre-se! Ao esterilizar o seu animal está a aumentar-lhe a esperança de vida e a controlar a população animal e consequentemente evita abandonos!

Ana Catarina Duarte
Enfermeira veterinária

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PRIMEIRA PÁGINA

PUBLICIDADE

Publicidade-donativos

NOTÍCIAS RECENTES

AGENDA CULTURAL

No data was found