O arquiteto natural dos Pisões, da União das Freguesias de Pataias e Martingança, Diogo Monteiro, conhecido no mundo das ilustrações por Tenório, ilustrou o livro “Deu-me o Nome Liberdade o Avô Agostinho da Silva”, escrito por Patrícia Martins e editado pela Arquivo.
Tenório é “uma personagem que tive necessidade de criar para assumir a responsabilidade da autoria de alguns dos trabalhos que vou fazendo”, explica o jovem arquiteto, que tem por hábito “guardar coisas curiosas” com que se depara no dia-a-dia, “desde recortes de revistas, objetos perdidos na praia, frases que só a minha avó diz ou desenhos que faço do que me rodeia, normalmente de pessoas”.
O livro infantil “Deu-me o Nome Liberdade o Avô Agostinho da Silva” aborda a vida do filósofo, poeta e ensaísta português George Agostinho Baptista da Silva, cujo pensamento combina elementos de panteísmo, milenarismo e ética da renúncia, afirmando a liberdade como a mais importante qualidade do ser humano. Nascido no Porto em 1906, Agostinho da Silva, que se notabilizou também como escritor, com mais de 60 obras publicadas, morreu a 3 de Abril de 1994, aos 88 anos.