A Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (Deco) fez um estudo, no qual detalha a fatura de água de cada concelho do país. O ALCOA analisou os dados do distrito de Leiria, concluindo que a Nazaré é o município mais caro do distrito, enquanto Alcobaça está em oitavo na tabela. Confira os dados.
Os nazarenos são os que pagam mais pela água no distrito de Leiria. De acordo com o estudo da Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (Deco), no concelho da Nazaré paga-se 416,78 euros (o abastecimento custa 147,73 euros; o valor do saneamento é de 133,88 euros; e os resíduos sólidos pagam 135,17 euros) por 120 m3 anuais. Se forem consumidos 180 m3 anuais, a fatura custa 576,31 euros (o valor do abastecimento é 209,69 euros; o saneamento é de 187,41 euros; e os resíduos sólidos custam 179,21 euros). Os serviços são considerados comuns para uma família de quatro pessoas. O ALCOA contactou uma família de quatro elementos da Nazaré para perceber qual o impacto do preço da água no orçamento familiar. Simão Silva (nome fictício, o nazareno preferiu manter o anonimato) afirma que a fatura do mês passado “são quase 30 euros”, analisando que “o que mais paga são os resíduos sólidos urbanos, mais do que a própria água”.
Quando questionado porque motivo o Município da Nazaré tem o preço mais alto de água, os Serviços Municipalizados da Nazaré informam que cumprem as “recomendações tarifárias da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos, que promovem a cobertura do custo dos serviços prestados à população, e de modo a evitar a existência de défice tarifário”.
Saiba mais na edição impressa e digital de 25 de janeiro de 2024