Economia 1.0

Ana Caldeira
Diretora do jornal O ALCOA

Convido os leitores, que não tiveram oportunidade, a ver o documentário “O que ficará dos fundos europeus?”.

Um trabalho de Carlos Daniel, em colaboração com a Fundação Francisco Manuel dos Santos, que trouxe de novo à liça o cluster tecnológico do Fundão, já referido por Costa e Silva, o homem do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), a chamada “bazuca”. O concelho do Fundão tem atraído com extraordinário sucesso informáticos e programadores. Ficámos a saber dados muito concretos: em 2019, antes da pandemia chegava em média por dia um engenheiro informático para trabalhar e viver no Fundão; foram criados 800 postos de trabalho ligados às novas tecnologias, de 20 diferentes nacionalidades. Ali, por iniciativa da autarquia, todas as crianças na escola pública, desde o 1.º ano, estudam programação.
Quando muitos eleitores pouco exigem em troca do seu voto, o Fundão está duplamente de parabéns: por ter um presidente de câmara de tal calibre e pelo facto da maioria das pessoas do município terem votado nele.
Paulo Fernandes já tinha dado nas vistas antes: sonhou e passou à prática o projeto Aldeias de Xisto. Com mestrado em Desenvolvimento Regional, sempre trabalhou em… desenvolvimento regional. E quando o conhecimento se alia à experiência e à vontade, até uma pequena cidade do interior sem ensino superior pode transformar-se num caso de estudo de tecnologia digital. No documentário, o presidente do Fundão disse que aquilo que pululava nos anos 90, os pavilhões multiusos, ali já foi reconvertido, a par de outros espaços, para receber centenas de engenheiros informáticos. Disse ele também que as auto-estradas mais importantes neste momento são as digitais (conetividade 5G, etc.). Muito à frente!
Em Alcobaça, estamos agora em obras para ter um… pavilhão multiusos. No país, o PRR aposta sobretudo nas infraestruturas… físicas. Infelizmente, tão atrás!
A aposta local e nacional num hotel no Mosteiro de Alcobaça é outro exemplo de economia 1.0. Lá voltarei.

Ana Caldeira
Diretora do jornal O ALCOA

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PRIMEIRA PÁGINA

PUBLICIDADE

Publicidade-donativos

NOTÍCIAS RECENTES

AGENDA CULTURAL

No data was found