Opinião

Facebook - editorial anacaldeira_diretora

Editorial. Extraordinários

Neste 2020, em cada edição, pessoas extraordinárias em algum aspeto da sua vida, com ligação à nossa região.
Os extraordinários da nossa região são do passado e do presente.
Nesta edição, referem-se protagonistas alcobacenses, a propósito da comemoração do 730.º aniversário da Universidade de Coimbra, cuja fundação data de 1290, antecedida de uma Súplica ao Papa Nicolau IV, de 17 de novembro de 1288 e assinada pelos abades dos Mosteiros de Alcobaça, Santa Cruz de Coimbra e S. Vicente de Lisboa.
Desde logo, destaca-se o atual reitor da Universidade de Coimbra, o Professor Amílcar Falcão Ferreira, natural da Nazaré e que cresceu e estudou em Alcobaça. Doutor em Farmácia pela Universidade de Coimbra e com mais de 230 publicações científicas, Amílcar Falcão é professor catedrático desde 2007, tendo participado ativamente na obtenção do 1.º medicamento farmacêutico desenvolvido e registado em Portugal e contribuído para o desenvolvimento do 1.º medicamento português a ser comercializado.
Nesta cerimónia de aniversário da Universidade de Coimbra, outro protagonista alcobacense: o urologista Ricardo Leão, que em 2014, foi distinguido pela Society of Urologic Oncology, o que o levou a trabalhar durante três anos na Universidade de Toronto, recebeu a 1 de março a sua carta doutoral, pela conclusão do seu doutoramento em Medicina na Universidade de Coimbra.
Recentemente noticiámos também outros protagonistas alcobacenses da academia. Ana Junça Silva, a viver em Alcobaça há cerca de 20 anos, conquistou uma bolsa de pós-doutoramento Marie Curie, no valor de cerca de 170 mil euros, com vista a estudar ambientes de trabalho saudáveis. Já o beneditense Luís Crisóstomo, a fazer o seu doutoramento no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) da Universidade do Porto, foi igualmente distinguido com uma bolsa da “European Foundation for the Study of Diabetes Albert Renold”, encontrando-se a estagiar na Finlândia, na Universidade de Turku.

Outras notícias em Opinião

  • Nas ruas desertas de Roma

    A imagem tem a força de um filme épico: Francisco caminhando pelas ruas desertas de Roma, para rezar pela cidade e pelo mundo. Saindo a…

  • Papagaios, abutres e gente boa

    As calamidades trazem sempre à tona qualidades e defeitos das gentes que as vivem. Aquela em que nos encontramos já nos “revelou” que há na…

  • Editorial. Extraordinários

    Neste 2020, em cada edição, pessoas extraordinárias em algum aspeto da sua vida, com ligação à nossa região. Os extraordinários desta vez são obviamente os…

  • “Una e santa”

    Pelo menos na Eucaristia de Domingo, no Credo, os católicos confessam que confiam na Igreja una e santa mas, perante a quantidade de protestos que…

  • Vamos açambarcar

    Está aí o Covid-19. Como tantas outras alturas de ameaça de crises, vamos lá a açambarcar. Dei por isto na passada semana quando fui ao…

  • É preciso romper com a estagnação!

    Soaram as campainhas de alerta em relação à demografia no concelho de Alcobaça, dados do Instituto Nacional de Estatísticas mostram uma quebra preocupante de mais…

  • A Carta aos Romanos

    Há cerca de 2 mil anos, S. Paulo escreveu uma carta aos romanos, que continua a ser um dos textos da Bíblia mais estudados, pela…

  • Editorial. Extraordinários

    Neste 2020, em cada edição, uma pessoa extraordinária em algum aspeto da sua vida, com ligação à nossa região. Há mais de duas décadas, trabalhava…

  • Michael Nnadi: 18 anos

    Nos anos 90, conheci dois padres do Ruanda. Um não tinha notícias da família há muito tempo, outro acabava de saber que todas as pessoas…

  • Aquilo que é

    Aquilo que é a língua portuguesa deixa-nos às vezes confundidos com aquilo que é a forma de falar de uns tantos. Modas… Começa nos meios…