“Engenharia Informática é uma área que sempre me interessou”

Entrevista a Diogo Ribeiro, aluno do Agrupamento de Escolas de São Martinho do Porto, e um dos melhores alunos do concelho de Alcobaça, com média final de 17,7, no curso de Ciências e Tecnologias.

Com que média terminaste o 12oºano?

Terminei o curso de ensino secundário (10º/12º anos de escolaridade) com média de 17,7, sendo que nos exames do 11º ano tirei 11,9 a Biologia e Geologia e 15,1 a Física e Química A. Nos exames do 12º ano tirei 12,8 a Matemática A e 14,8 a Português, dando uma média de exames de 13,7 arredondado.

Ficaste satisfeita com os resultados?

Fiquei contente com os resultados obtidos durante o ano lectivo, no entanto fiquei um pouco decepcionado com as notas que obtive nos exames, pois baixaram em relação as que tinha alcançado durante o ano.

A que se deve o resultado atingido?

A meu ver, pelo menos comigo resulta, se estivermos atentos à matéria que é dada na aula, só isso é cerca de 50% do que é necessário para tirar boas notas. Depois o resto vem com um pouco de trabalho: rever a matéria em casa e resolver alguns exercícios para termos noção se percebemos bem a matéria ou não e tentar dividir o estudo ao longo do tempo e não somente na véspera dos testes.

Que curso e que universidade pretendes ingressar? – Porquê esta opção?

Eu candidatei-me ao Instituto Politécnico de Leiria, em Engenharia Informática, basicamente porque é uma área que sempre me interessou e tem tido bastante saída nos últimos anos. Quanto à escolha da universidade optei pelo Instituto Politécnico de Leiria porque sempre surgiram boas críticas em relação ao curso que quero tirar naquela universidade.

Como foi a tua dedicação ou plano de estudos durante o 10, 11 e 12º anos?

Como já referi, bastou estar com atenção durante as aulas e depois em casa trabalhava revendo a matéria ao longo de todo o ano e não apenas às vésperas dos testes. No meu caso isso resultava bem, porque sempre tive a sorte de conseguir perceber bem a matéria se estivesse com atenção.

Que objectivos tens para o futuro?

Eu não gosto muito de pensar a longo prazo, prefiro apenas pensar que tenho de me esforçar no curso que vou tirar agora, de forma a não ter tantas dificuldades mais tarde a entrar no mercado de trabalho, algo que nos dias que correm não é nada fácil.

Que mensagem/conselho queres deixar aos teus colegas ainda no secundário?

Gostava apenas de dizer que se realmente querem seguir uma área então que se esforçam, porque todo o trabalho que tiverem de realizar agora é algo que mais tarde vai ser convertido em algo bom para vocês.

Uma resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PRIMEIRA PÁGINA

PUBLICIDADE

Candidaturas abertas

NOTÍCIAS RECENTES

AGENDA CULTURAL

Porto de Mós. O projeto do baile dos pastorinhos

08 Mai | Sáb | 09:00

Leiria. O festival de música

15 Mai | Sáb | 19:30

Teatro José Lúcio da Sílvia, Leiria

Porto de Mós. Caminhada nas Minas da Bezerra e Serra da Pevide

08 Mai | Sáb | 09:30

Serra de Aire e Candeeiros, Porto de Mós

Caldas da Rainha. A exposição da ESAD

06 Mai | Qui | 09:00

ESAD, Caldas da Rainha

Leiria. Conferências de saúde, de economia e de ambiente

05 Mai | Qua | 14:30

Teatro Miguel Franco, Leiria

Alcobaça. Biblioteca convida à conversa com…

10 Abr | Sáb | 11:00

online