Entrevista a Diogo Ribeiro, aluno do Agrupamento de Escolas de São Martinho do Porto, e um dos melhores alunos do concelho de Alcobaça, com média final de 17,7, no curso de Ciências e Tecnologias.
Com que média terminaste o 12oºano?
Terminei o curso de ensino secundário (10º/12º anos de escolaridade) com média de 17,7, sendo que nos exames do 11º ano tirei 11,9 a Biologia e Geologia e 15,1 a Física e Química A. Nos exames do 12º ano tirei 12,8 a Matemática A e 14,8 a Português, dando uma média de exames de 13,7 arredondado.
Ficaste satisfeita com os resultados?
Fiquei contente com os resultados obtidos durante o ano lectivo, no entanto fiquei um pouco decepcionado com as notas que obtive nos exames, pois baixaram em relação as que tinha alcançado durante o ano.
A que se deve o resultado atingido?
A meu ver, pelo menos comigo resulta, se estivermos atentos à matéria que é dada na aula, só isso é cerca de 50% do que é necessário para tirar boas notas. Depois o resto vem com um pouco de trabalho: rever a matéria em casa e resolver alguns exercícios para termos noção se percebemos bem a matéria ou não e tentar dividir o estudo ao longo do tempo e não somente na véspera dos testes.
Que curso e que universidade pretendes ingressar? – Porquê esta opção?
Eu candidatei-me ao Instituto Politécnico de Leiria, em Engenharia Informática, basicamente porque é uma área que sempre me interessou e tem tido bastante saída nos últimos anos. Quanto à escolha da universidade optei pelo Instituto Politécnico de Leiria porque sempre surgiram boas críticas em relação ao curso que quero tirar naquela universidade.
Como foi a tua dedicação ou plano de estudos durante o 10, 11 e 12º anos?
Como já referi, bastou estar com atenção durante as aulas e depois em casa trabalhava revendo a matéria ao longo de todo o ano e não apenas às vésperas dos testes. No meu caso isso resultava bem, porque sempre tive a sorte de conseguir perceber bem a matéria se estivesse com atenção.
Que objectivos tens para o futuro?
Eu não gosto muito de pensar a longo prazo, prefiro apenas pensar que tenho de me esforçar no curso que vou tirar agora, de forma a não ter tantas dificuldades mais tarde a entrar no mercado de trabalho, algo que nos dias que correm não é nada fácil.
Que mensagem/conselho queres deixar aos teus colegas ainda no secundário?
Gostava apenas de dizer que se realmente querem seguir uma área então que se esforçam, porque todo o trabalho que tiverem de realizar agora é algo que mais tarde vai ser convertido em algo bom para vocês.
Uma resposta
Parabéns a mais um jovem, de muito valor intelectual e humano!
Felicidades, Diogo!