Cuidar da comunidade é um dos grandes objetivos do Ginásio do Empreendedor. Os alunos foram desafiados a desenvolver um projeto que resolvesse algum problema na escola ou criasse algo novo e relevante na comunidade.
Ao longo do ano letivo foram implementados 32 projetos pelos estudantes da Escola Básica 2/3 D. Pedro I, Escola Básica 2/3 Frei Estêvão Martins e Escola Secundária D. Inês de Castro. Adicionalmente, a iniciativa foi estendida a outras escolas da região, como é o caso do Externato Cooperativo da Benedita e da Escola Profissional da Nazaré.
Na Escola Secundária D. Inês de Castro, a final da Liga do Ginásio do Empreendedor decorreu a 7 de junho, com sete projetos finalistas. João Mateus, coordenador pedagógico do Ginásio do Empreendedor agradece a “confiança dos quatro investidores sociais: o Agrupamento de Escolas de Cister, a Câmara Municipal de Alcobaça, a Physioclem, a Banda de Alcobaça”. No Ginásio do Empreendedor, “os estudantes costumam-se responsabilizar pelo que acontece”, ativando a relação causa-efeito. Animações no recinto escolar e instalação de novos equipamentos para a realização de exercício físico, na Benedita, foram algumas das iniciativas promovidas pelos alunos.
A equipa IluminArte, responsável pela compra de painéis solares para uma aldeia de Cabo Verde, foi a vencedora da liga. Os 22 alunos do 9.º A, da Escola Básica 2/3 D. Pedro I, organizaram diversas angariações de fundos, conseguindo 800 euros. Com o montante angariado adquiriram os painéis solares e um dispositivo para uma colega invisual.
Saiba mais na edição impressa e digital de 23 de junho de 2022.