Opinião

Banner_AfonsoLuis

Estradas

Escrevi aqui uma vez que a única via moderna que serve Alcobaça é o IC 9, ligando a Nazaré a Tomar. A Estradas de Portugal dá-nos a sensação de não atribuir grande importância à nossa cidade. Vejamos porquê. Aquela via, o IC9, é a mais rápida e funcional que liga tanto Alcobaça como a Nazaré ao Santuário de Fátima. E é sabido que muitos turistas estrangeiros que visitam a Nazaré e a sua belíssima praia, e também Alcobaça e o seu imponente Mosteiro, se deslocam frequentemente a Fátima. A estes, e a todos nós, cidadãos do país, depara-se uma estrada cheia de remendos e com um piso miserável, ligando o IC 9 ao santuário.
Também os automobilistas que circulam na A8, sentido sul norte, têm, próximo das Caldas da Rainha, uma indicação de Alcobaça a 26 Km e, dois quilómetros e poucos metros à frente, uma outra indicação de Alcobaça a 35 Km. Parece que estamos a andar para trás…
A nossa cidade apresenta ao visitante uma sinalização bastante boa do ponto de vista do burgo em si. Já quanto às saídas para o exterior há duas falhas notórias: ir para a Nazaré pelo IC9 é só para quem sabe, pois o respetivo sinal aparece apenas à entrada da via – noutros pontos da cidade… nicles. Por outro lado, a sul, a direção de Turquel nunca aparece, apenas a da Benedita. Ora, cidades, vilas e aldeias têm, por esta ordem, prioridade na sinalização. Sendo vilas ambas as localidades, Turquel e Benedita, não se compreende que apenas uma seja sinalizada.
Admitindo que os aspetos focados sejam da alçada da Estradas de Portugal, o município poderia, em alguns casos, sugerir a intervenção daquela entidade. No caso da estrada que liga o IC9 a Fátima, sendo a Câmara de Ourém a principal interessada, seria importante que Nazaré e Alcobaça se empenhassem, juntamente com Ourém, numa justa reivindicação ao poder central para que aquela via oferecesse um piso minimamente aceitável. É que está em causa o turismo, religioso e não só, de toda a região.

Outras notícias em Opinião

  • Jesus a espreguiçar-Se

    Quando o Papa fez 83 anos (17 de dezembro passado), ofereceram-lhe uma estampa que sintetiza o seu programa pastoral: a santidade “della porta accanto”, a…

  • Valores Sociais

    A doutrina social da Igreja (DSI) tem como orientações básicas seis princípios e quatro valores: os princípios, abordados nos artigos anteriores, são a dignidade humana,…

  • Seitas e Movimentos Religiosos

    Que as seitas são altamente prejudiciais à sociedade, todos reconhecem. Muitas pessoas, sobretudo entre os jovens, têm sido captadas por redes sectárias. Pensam, ingenuamente, que…

  • Um conto de Natal | As dúvidas de Renato

    Renato frequentava um curso superior, na cidade. Os pais viviam na aldeia. Eram crentes. Renato nem por isso. As aulas na Faculdade e a vida…

  • Princípios sociais, numa visão de conjunto

    Nos últimos artigos, foram apresentados os seis princípios da doutrina social da Igreja consagrados no respetivo Compêndio de 2004: dignidade humana; bem comum; destino universal…

  • A carta de Greccio

    S. Francisco de Assis foi pela primeira vez a Greccio por volta de 1209, numa altura em que a pequena cidade sofria o ataque de…

  • O Vaticano e as divindades pagãs

    A ideia de construir um museu nasceu há mais de cinco séculos na cabeça de alguns Papas. A palavra «museu» não existia e, menos ainda,…

  • Princípio da solidariedade

    O princípio da solidariedade é o último dos seis consagrados no Compêndio da Doutrina Social da Igreja (CDSI): ele sintetiza de algum modo os restantes,…

  • O Inferno, o Céu e a oração do rico

    O mês de novembro é dedicado aos mistérios do encontro ou desencontro com Deus. Pode ser um encontro feliz, inesgotável e exultante, ou pode ser…

  • Princípio da participação

    Cada um de nós faz parte de uma família; e, em maior ou menor grau, faz parte de uma ou mais associações, outras instituições, empresas,…