Exposição. “Chitas de Alcobaça: Viagem pela Coleção Pereira de Sampaio” da ADEPA distinguida

Catarina Ferreira Reis
Jornalista

A exposição “Chitas de Alcobaça: Viagem pela Coleção Pereira de Sampaio” realizada pela Associação para a Defesa do Património da Região de Alcobaça (ADEPA) foi distinguida na categoria projeto internacional, nos Prémios da Associação Portuguesa de Museologia (APOM) 2024.
A cerimónia da atribuição decorreu a 30 de maio, no edifício da antiga Alfândega, no Porto. A ocasião contou com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que realçou o papel da APOM, presidida por João Neto, no reconhecimento e promoção dos museus, das instituições, das câmaras municipais, dos profissionais da museologia e da cultura nacional.
Para Alcobaça e para a ADEPA, esta distinção representa um grande orgulho. Conforme expressa a’O ALCOA Luís Peres Pereira, presidente da direção, “ser reconhecido internacionalmente por uma estrutura como a APOM é um marco muito grande em termos da atividade que a ADEPA já leva desde 1977”. Para o responsável, é “uma prova também que a nossa aposta na necessidade de internacionalizar cada vez mais Alcobaça e o seu património é um caminho doloroso, mas adequado, num contexto onde hoje em dia a globalização da cultura é evidente”.

Saiba mais na edição impressa e digital de 13 de junho de 2024

Catarina Ferreira Reis
Jornalista

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PRIMEIRA PÁGINA

PUBLICIDADE

WhatsApp Image 2024-06-03 at 12.09.27
Publicidade-donativos

NOTÍCIAS RECENTES

AGENDA CULTURAL

No data was found