Fundo. Apoio à Produção Nacional a nove empresas da região

Catarina Reis
Jornalista

Alcobaça é concelho com mais projetos aprovados no Programa de Apoio à Produção Nacional na região Oeste. Iniciativa que procura estimular a produção nacional e a retoma económica (após a crise gerada pela pandemia de Covid-19), apoiando a aquisição de máquinas, equipamentos, serviços tecnológicos e digitais, sistemas de qualidade e de certificação e apoio na transição energética.

Uma dessas empresas é a NBS – Moldes, em Pataias, que se candidatou ao investimento máximo, 235 mil euros. “Vamos apostar nas energias renováveis, maquinaria industrial e de transformação e algumas inovações na comunicação digital”, disse a’O ALCOA o seu administrador, Noel Sousa. Considerando a medida interessante e positiva “por terem finalmente olhado para a pequena indústria”, o responsável levanta alguns problemas. “A candidatura já leva um ano e os orçamentos apresentados não correspondem à realidade atual e aos custos, mais elevados”. Noel Sousa nota que “30% a fundo perdido representa muito pouco e a empresa terá que financiar o excedente”. Dedicando-se à fabricação de moldes e injeção de plásticos, num conceito de “chave na mão”, a NBS Moldes emprega atualmente cinco trabalhadores prevendo contratar mais. “Este é o segundo investimento que fazemos no espaço de três anos, o que somado dá quase meio milhão de euros, o que para uma microempresa é um grande desafio”, finaliza o administrador.

No restaurante Taberna d’Adélia da Nazaré, o valor do investimento aprovado, 230 mil euros, passa pela aposta na comunicação digital e na melhoria de processos e equipamentos, tendo por base o digital, através da sua gestão automática, como, por exemplo, controlar a temperatura de refrigeração automaticamente.

Saiba mais na edição impressa e digital de 17 de março de 2022.

Catarina Reis
Jornalista

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PRIMEIRA PÁGINA

PUBLICIDADE

Publicidade-donativos

NOTÍCIAS RECENTES

AGENDA CULTURAL

No data was found