Golpe de calor

Ana Catarina Duarte
Enfermeira veterinária

O golpe de calor pode ser fatal.

Quando a temperatura corporal do animal ultrapassa os 40.ºC, o organismo é incapaz de compensar esse aumento, levando à falha de órgãos vitais.

Cães e gatos não transpiram, eles baixam a temperatura corporal através do aumento da frequência respiratória, arfando, mas esta forma de arrefecimento é pouco eficaz.

Animais jovens, seniores, obesos, com problemas cardíacos ou respiratórios, de raças braquicéfalas (focinho achatado) ou cujo pelo é longo ou denso, são mais suscetíveis a sofrer um golpe de calor.
Os sintomas são o aumento da temperatura retal e da frequência cardíaca e respiratória (respiração ofegante), pele muito quente, salivação excessiva, gengivas e língua muito vermelhas que em casos mais graves podem ficar azuladas, vómito, diarreia, descoordenação, desorientação, fraqueza muscular, convulsões e perda de consciência.

Nunca deixe o seu animal sozinho no carro (mesmo que não esteja muito calor ou que as janelas estejam abertas); disponibilize sempre água fresca e limpa (pode colocar gelo na água); proporcione locais com sombra e circulação de ar; evite passeios e exercícios nas horas de maior calor; leve uma garrafa com água para os passeios; evite pavimentos que retêm muito calor (alcatrão) pois podem provocar queimaduras nas patas; escove diariamente o pelo caso seja comprido ou denso, para remover pelo morto e emaranhados (equacionar tosquia, mas atenção que nem todas as raças podem ser tosquiadas); nas viagens de carro ligue o ar condicionado ou mantenha as janelas abertas; adquira tapetes refrescantes para o animal se deitar.

Em caso de golpe de calor, dirija-se de imediato com o animal ao veterinário. Durante a viagem mantenha as janelas abertas ou ligue o ar condicionado, molhe o animal com água fria (nunca gelada) e mantenha-o embrulhado em toalhas húmidas, ofereça água em pequenas porções (mas não o force a beber) e humedeça-lhe a boca.

Ana Catarina Duarte
Enfermeira veterinária

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

PRIMEIRA PÁGINA

PUBLICIDADE

Publicidade-donativos

NOTÍCIAS RECENTES

AGENDA CULTURAL

No data was found