João Soares visita Alcobaça

Na sequência do convite formulado pelo presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Paulo Inácio, o  Ministro da Cultura, João Soares irá visitar Alcobaça no próximo dia 8 de fevereiro, segunda-feira.

Haverá um almoço de receção ao Ministro no Museu do Vinho de Alcobaça com a presença de agentes culturais de relevo do concelho, estando prevista a visita ao espaço. Pelas 15h00 será realizada uma visita ao Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, em que estará presente o arquiteto Souto Moura. Depois, pelas 16h15 será realizada uma visita ao Mosteiro de Coz, onde Paulo Inácio entregará a João Soares o dossier com vista à elevação deste monumento a património nacional.

 

2 respostas

  1. Há em Portugal exemplos que no lado fazer sítio e no outro não, o eu estou enganado! Mas eu, o saber pesquisar fica a saber no caso da União das Freguesias de Coz, Alpedriz e Montes.
    1º Exemplo: No distrito de Coimbra, no concelho da Figueira da Foz, mas na Freguesia de Paião, onde está o tal exemplo, que é, nesta freguesia existe um Convento de Santa Maria na freguesia não na sede de freguesia, mas sim no lugar de Seiça, da freguesia de Paião! Esta é a rezão por aquele que Alpedriz poderia ficar com a sede da União das Freguesias!
    2ª O primeiro mandato com a União das Freguesias de Coz, Alpedriz e Montes para mim está tudo da mesma, falta dois anos para o fim, com tantas promessas e nada feito, até agora, houve muita ganância da parte da freguesia de Coz, para ficar com a sede da União das Freguesias, mas foi só agora para ajudar o Convento de Coz e a sua freguesia e população, e mais nada!
    3º Coz nuca fizer parte da História de Alpedriz mas sim de Alcobaça, por isso a freguesia de Coz devirá ir para União das Freguesia de Alcobaça, Vestiaria, porque o Convento de Coz e o Mosteiro de Alcobaça fazer parte da mesma História, ou eu estou ser ‘burro’, ou ser a freguesia da Maiorga está ser estorvar em ligação com para União das Freguesias de Alcobaça e Vestiaria, não faz sitiado à União das Freguesias de Alcobaça e Vestiaria ser ainda com uma área pequena, no concelho de Alcobaça!
    4º Não fazer sitiado que a freguesia com uma área pequena e junto a cidade de Alcobaça, e a população ir ao médico a Alcobaça e tudo em Alcobaça, e por quase da Maiorga a Alpedriz por conta ir para Coz, foi pela Assembleia Municipal de Alcobaça, o Presidente, o Sr. Luís Félix Castelhano foi o forçado ir para Coz, e por fim destas as Freguesias de Alpedriz e Montes tal como as conhecemos, este fim deve-se às políticas autoritárias do actual governo, a fazer lembrar o já distante salazarismo.
    5º Foi proposto a agregação de freguesias mais pequenas para juntar serviços e até potenciar as suas capacidades, a população de Alpedriz e Montes aceitou a lei, e propôs a junção das Freguesias de Alpedriz e Montes. As Assembleias de Freguesia que representam o povo deram luz verde para essa junção que foi chumbada pela Assembleia Municipal de Alcobaça. Foi proposto então a junção destas freguesias à Freguesia de Pataias, o que também foi rejeitado.
    6º Foi então decido por alguém que provavelmente, nem conhece a nossa bela freguesia, que seriamos agregados á Freguesia de Coz, contra as indicações das Assembleias de Freguesia, isto faz-nos pensar que já não se vive em democracia, e o povo deixou de poder sequer escolher, onde pertence. Os motivos para querermos a junção a Pataias e não a Coz, são sobejamente conhecidos por todos, os nossos serviços são-nos fornecidos por Pataias, e com a junção a Coz, poderemos em breve perder valências tais como o Centro de Saúde, Posto de Correios, Transportes infantis, Orquestra Juvenil entre outros serviços que a actual Junta nos fornece. Outros Serviços tais como a Policia, Bombeiros e Educação também estão em Pataias. Temos melhores acessos também para Pataias. Porque que eu gostava onde fica os serviços em Coz, com existe em Pataias! O Poder Local não atender às nossas crenças, mas não nos pode calar! Peço então que assinem este abaixo-assinado e vamos fazê-lo chegar às autoridades competentes, vamos mostrar a nossa indignação, perante a falta de respeito que tiveram pela nossa população! O Lugar São Pedro de Moel não é freguesia, mas ficar muito longe da cidade e freguesia e concelho da Marinha Grande, com 389 pessoas a viver lá, e no caso dos serviços, com é!?
    7º Existe em Alpedriz exploração de areia, será esta localidade ganha algo de uma coisa! Alpedriz servirá rede de água para os Montes e Coz, ganha alguma coisa! Existe uma ETAR em Alpedriz, reserve os esgotos de Pataias, Martingança, Moita, Montes e Alpedriz e será ganha alguma coisa! Anda estradas está tudo da mesma! Projecto não há nada! Com ou sem União das Freguesias é tudo o mesmo, ver quer, quer vê, ou ver e fecho os olhos de ver! Na freguesia do Juncal- Porto de Mós existe mais obras que em Alpedriz, não é, mas quando toca Alpedriz nuca há dinheiro!? Para outras freguesias do concelho ficou todas contentes, ou sim! Não é! É por Zé! Há muitas pessoas não querer que Alpedriz crescer mais! A população de Alpedriz desviar pesar mudar de concelho para Porto de Mós, ou Leiria! Porque já ver-nos muitas vezes que já não fazer sitiado está em Alcobaça!?

  2. Sou um visitante fréquente em Alcobaça (um Suéco)a andar na minha bicecleta de estrada. A região parece na minha opinão superbe para o treinamento deste ambito.
    Tenho passando pelo Museu de Vinho n’a parte norte de Alcobaça e muitas vezes pelo Mosteiro de Côs (também fui invitado para dar um olho no interior).
    Sempre à pensar, porque estão estes perolas em tal estados?
    Agora au ouvir que tudo está por ser em estado de restauração sinto uma satisfação enorme.
    Parabéns e Votos para terem no futuro visitante interessados.
    Ingemar Bellung

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PRIMEIRA PÁGINA

PUBLICIDADE

Publicidade-donativos

NOTÍCIAS RECENTES

AGENDA CULTURAL

No data was found