Jornadas Europeias do Património – Rota Estrada D. Maria I /D. Maria Pia

Lúcia Serralheiro
Terra Mágica das Lendas

O Fórum Terra Mágica das Lendas, da Benedita fez ao longo de mais de um ano a Rota Estrada D. Maria I / D. Maria Pia, que atravessa, o concelho de Rio Maior, Batalha e Alcobaça. Nas terras destes concelhos, por onde a rota passa, recolheu relatos e memórias.
Por ocasião, das Jornadas Europeias do Património, no dia 23 de setembro, foi inaugurado, junto das árvores plantadas e/ou adotadas em todos os lugares, um totem com código QR. Onde é possível aceder a alguns factos, fotos e memórias desses lugares, com testemunhos de várias pessoas. São no total sete totens, que retratam as localidades desta Rota D. Maria I / D. Maria Pia. Património material e imaterial que O ALCOA dá a conhecer nas próximas edições.

Asseiceira

Esta foto regista o momento após Filipa Raimundo, presidente da Junta de Freguesia da Asseiceira, ter procedido à inauguração do totem, colocado ao lado esquerdo junto da Estrada D. Maria I, na direção de Rio Maior. Ainda segura nas suas mãos o estandarte da junta, que o cobria antes desse ato.
A estrada é muito movimentada. Por isso, no momento da inauguração à sua frente veem-se poucas pessoas, mas se a foto tivesse sido captada a maioria dos presentes estava perto da oliveira e se a foto tivesse sido captada mais à esquerda podia ver-se mais pessoas e muitas de t-shirt amarela e nesse terreno onde uma oliveira nova, e bem alta, aí foi plantada no dia 25 de março de 2023 por Lucinda André.
Nesse dia em todas as localidades da ROTA iniciou-se a primeira fase deste projeto da Rota, em homenagem à rainha que no seu alvará de 28 março de 1791 pedia que à beira dessa estrada fossem plantadas “árvores próprias do terreno” para conforto dos viajantes.
Esta parceria entre as associações locais, juntas de freguesia e o Fórum Terra Mágica das Lendas celebra não a estrada mandada fazer pela Rainha D. Maria I, mas todos os que nela passaram e lá viveram. Será replicado ano a ano, com diferentes abordagens às histórias e memórias das suas comunidades, que irão sendo partilhadas na internet, pelo código QR instalado no totem, Em qualquer telemóvel, com essa aplicação, se podem ver fotos, ler memórias e escutar sobre crenças das gentes de Asseiceira de outros tempos, pelas marcas de património imaterial ou não deixadas. Por exemplo, as que foram registadas em pedras como a antiga ponte por baixo dessa parte da estrada da foto, ou a data de 1628 na fachada da Capela de São Domingos de Gusmão, o santo padroeiro. A sua fábrica ligada à paróquia de Rio Maior é a associação parceria deste projeto com a junta de freguesia.
Neste dia, a presidente Filipa Raimundo organizou uma atividade inserida no 1.º plogging da freguesia, que é uma maneira internacional de praticar desporto aliada à proteção da natureza, levar que cada desportista seja corresponsável pela sua limpeza. Estiveram presentes pessoas de fora, incluindo de outras nacionalidades. Visitaram-se outros lugares além da ponte e da antiga azenha e da Fonte D. Maria, apanhando o lixo por aí disperso. Estavam todos vestidos de amarelo. E tanto lixo apanharam, que dos carros, é deitado janela fora! Dá que pensar… A relação das pessoas e dos lugares da natureza é central nestas jornadas. É entrelaçando ligações, como proteger o património passado, às novas gerações, informando-as das suas raízes, que se molda a vida cultural e o nosso património vivo. Agradecemos às associações locais: Relgráfica, Julipedra, Icel, junta de freguesia e comunicação social

Lúcia Serralheiro
Terra Mágica das Lendas

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PRIMEIRA PÁGINA

PUBLICIDADE

Publicidade-donativos

NOTÍCIAS RECENTES

AGENDA CULTURAL

No data was found